19 de março de 2024 Atualizado 08:41

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

covid-19

Americana confirma segundo caso positivo para coronavírus

Paciente é um homem de 70 anos internado em um hospital da capital paulista; Região do Polo Têxtil já tem cinco casos confirmados da doença

Por Marina Zanaki

31 de março de 2020, às 20h16 • Última atualização em 01 de abril de 2020, às 12h35

A Vigilância Epidemiológica de Americana recebeu no fim da tarde desta terça-feira (31) a confirmação do Governo do Estado de São Paulo do segundo caso positivo do novo coronavírus (Covid-19). O paciente é um homem de 70 anos, internado em um hospital particular de São Paulo.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram e receba as notícias no seu celular!

As informações do caso são semelhantes à situação do fundador da FAM (Faculdade de Americana), Florindo Corral, de 70 anos. Contudo, não há confirmação de que seja ele o segundo paciente com confirmação para coronavírus.

Com essa atualização, Americana tem dois casos confirmados, um deles já curado; dez casos descartados após realização de exames; 34 casos suspeitos aguardando resultado de exame; e um óbito suspeito, também aguardando resultado de exame.

Podcast: Sete edições do Além da Capa para ouvir durante a quarentena

REGIÃO

As cidades de Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia possuem, cada uma, um caso confirmado para a doença. Com isso, a RPT (Região do Polo Têxtil) chega a três confirmações.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

NOTIFICAÇÕES

A Prefeitura de Americana divulga diariamente o balanço dos casos suspeitos do novo coronavírus em apuração na cidade. Os dados abaixo foram divulgados até a noite desta quarta-feira (31).

DESCARTADOS (10)

Criança do sexo masculino, de 3 anos, moradora do Jardim Girassol, que esteve na China. A suspeita foi notificada no dia 30 de janeiro. Resultado do exame: descartado

Mulher, de 42 anos, moradora do bairro Jaguari, que esteve na Itália. A suspeita foi notificada no dia 4 de março. Resultado do exame: descartado

Homem, de 26 anos, morador do bairro Nossa Senhora do Carmo, que esteve na Itália. A suspeita foi notificada no dia 6 de março. Resultado do exame: descartado

Mulher, de 28 anos, moradora do bairro Santa Catarina, que esteve na Itália. A suspeita foi notificada no dia 6 de março. Resultado do exame: descartado

Mulher, de 42 anos, moradora do Jardim Thelja, que esteve em Nova York e Orlando, nos Estados Unidos. A suspeita foi notificada no dia 13 de março. Resultado do exame: descartado.

Mulher, de 34 anos, moradora do Jardim Alvorada, que esteve em Nova York e Orlando, nos Estados Unidos. A suspeita foi notificada no dia 13 de março. Resultado do exame: descartado.

Homem, de 28 anos, profissional de saúde. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Resultado do exame: descartado

Mulher, de 36 anos, profissional de saúde. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Resultado do exame: descartado.

Mulher, de 42 anos, profissional de saúde de hospital particular. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Resultado do exame: descartado.

Homem, de 60 anos, profissional da saúde. A notificação ocorreu no dia 25 de março. Resultado do exame: descartado.

EM INVESTIGAÇÃO (35)

Mulher, de 44 anos, moradora do Jardim São Domingos, que trabalha no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. A suspeita foi notificada no dia 16 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Homem, piloto de avião, de 26 anos, morador da Cidade Jardim, que esteve em aeroportos. A suspeita foi notificada no dia 16 de março. Ele aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Mulher, comerciante, de 52 anos, moradora do bairro Dona Judith, que esteve na 25 de Março, em São Paulo. A suspeita foi notificada no dia 16 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Criança do sexo feminino, de 2 anos. A criança esteve no Catar. A suspeita foi notificada no dia 17 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Homem, de 30 anos, que teve contato com um paciente de São Paulo com exame positivo para coronavírus. A notificação ocorreu  no dia 17 de março. Ele aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Mulher, de 27 anos, que teve contato com um paciente de São Paulo com exame positivo para coronavírus. A notificação ocorreu no dia 18 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Mulher, de 42 anos. Ela esteve nos Estados Unidos. A notificação ocorreu no dia 19 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Criança do sexo feminino, de 2 anos. Ela teve contato com um paciente de São Paulo com exame positivo para coronavírus. A notificação ocorreu no dia 20 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Mulher, de 42 anos. Ela teve contato com um paciente de São Paulo com suspeita de coronavírus. A notificação ocorreu no dia 18 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Homem, de 35 anos. Ele esteve na Itália. A notificação ocorreu no dia 20 de março. Ele aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Homem, de 72 anos, morador do bairro São Jerônimo. Segundo divulgou a prefeitura nesta segunda-feira (23), ele está internado desde domingo (22) em uma ala isolada no Hospital Municipal, entubado, com quadro estável, porém, inspirando cuidados. A prefeitura não detalhou como ele teria tido contato com um suposto vírus, mas informou que ele tem histórico de doença pulmonar obstrutiva crônica. Ele aguarda o resultado do exame.

Mulher, de 27 anos, profissional de saúde. A notificação ocorreu no dia 23 de março. A prefeitura não deu detalhes de onde ela esteve ou se teve contato com alguém infectado. Ela aguarda resultado do exame em isolamento domiciliar.

Criança do sexo masculino, de 2 anos. A notificação ocorreu no dia 23 de março. A prefeitura não deu detalhes de onde ela esteve ou se teve contato com alguém infectado. Ela está internada em um hospital particular e aguarda resultado do exame.

Bebê do sexo feminino, de 4 meses, moradora do bairro Parque Novo Mundo. A notificação ocorreu no dia 23 de março. A prefeitura não deu detalhes de onde ela esteve ou se teve contato com alguém infectado. Ela está internada em um hospital particular e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 49 anos, profissional de saúde. A notificação ocorreu no dia 23 de março. Ela está em isolamento e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 45 anos, profissional de saúde. A notificação ocorreu no dia 23 de março. Ela está em isolamento e aguarda resultado do exame.

Homem, de 79 anos. A notificação ocorreu no dia 23 de março. Ele está em internado e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 28 anos, profissional de saúde. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 47 anos, profissional de saúde. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Homem, de 58 anos, profissional de saúde. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ele está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 36 anos, profissional de saúde. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 31 anos, profissional de saúde. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 31 anos, profissional de saúde. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 55 anos, profissional de saúde. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Homem, de 42 anos, profissional da saúde. A notificação ocorreu no dia 27 de março. Ele está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 24 anos, profissional de saúde. A notificação ocorreu no dia 27 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 40 anos, profissional de saúde. A notificação ocorreu no dia 27 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Bebê do sexo feminino, de 1 ano. A notificação ocorreu no dia 27 de março. Ela está em internado em hospital particular e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 38 anos, profissional de saúde. A notificação ocorreu no dia 30 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Recém-nascido, do sexo masculino, de 11 dias. A notificação ocorreu no dia 30 de março. Ele está internado em hospital particular e aguarda resultado do exame.

Homem, de 48 anos. A notificação ocorreu no dia 31 de março. Ele está internado em hospital particular e aguarda resultado do exame.

Homem, de 70 anos. A notificação ocorreu no dia 31 de março. Ele é morador de Americana, está internado em hospital particular em São Paulo e aguarda resultado do exame.

Homem, de 44 anos. O caso foi notificado no dia 27 de março, pela Vigilância Epidemiológica de Sumaré. Ele está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Homem, de 35 anos, profissional de saúde. O caso foi notificado no dia 30 de março, pela Vigilância Epidemiológica de Campinas. Ele está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Bebê, do sexo feminino, de 1 ano. O caso foi notificado no dia 28 de março, pela Vigilância Epidemiológica de Campinas. Ela está internada em um hospital particular de Campinas e aguarda resultado do exame.

MORTE SUSPEITA (1)

No dia 27 de março, a Prefeitura de Americana divulgou uma morte suspeita por coronavírus. A vítima é um idoso de 64 anos, que estava internado em um hospital particular.

O caso dele já era investigado como suspeita por conta dos sintomas. O paciente teve contato com um caso confirmado da doença atendido na cidade de São Paulo.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, ele começou a ter sintomas no dia 13 de março e procurou por assistência médica do hospital privado no dia 23, quando foi diagnosticado com pneumonia bacteriana.

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, o paciente recebeu prescrição de antibiótico e foi liberado para tratamento em casa.

Após três dias, a febre tinha passado, mas a falta de ar e cansaço continuaram. Com a piora do quadro na madrugada desta sexta, foi internado à 1h30 e encaminhado para UTI com dificuldades respiratórias, mas não resistiu.

De acordo com a prefeitura, o paciente residia em Americana e estava entre os grupos com maior risco da doença, por ter mais de 60 anos, ser cardiopata e diabético.

CONFIRMADO (2)

Até agora, a Prefeitura de Americana confirmou dois casos de pacientes da cidade com coronavírus.

No dia 26 de março, a prefeitura confirmou um empresário de 41 anos como o primeiro caso da cidade. Gustavo Azzolini é diretor administrativo da FAM (Faculdade de Americana). Ele teve alta no dia 25.

Gustavo deu uma entrevista ao LIBERAL, com exclusividade, em que contou como foi a descoberta da doença e como tem sido o tratamento.

Nesta terça-feira (31), a Prefeitura de Americana confirmou que ele está curado da doença.

Ainda na terça-feira, a prefeitura divulgou um segundo caso confirmado. O paciente é um idoso, de 70 anos, internado em São Paulo.

As informações do caso são semelhantes à situação do fundador da FAM (Faculdade de Americana), Florindo Corral, de 70 anos, sogro de Gustavo. Nem a prefeitura nem a família confirmam a informação.

Publicidade