19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

covid-19

Americana tem primeira morte suspeita por coronavírus

Homem de 64 anos morreu em hospital privado da cidade com suspeita da Covid-19; ele tinha diabetes e era cardiopata

Por Marina Zanaki

27 de março de 2020, às 16h34 • Última atualização em 27 de março de 2020, às 17h38

Americana registrou, nesta sexta-feira (27), a primeira morte suspeita pelo novo coronavírus (Covid-19). O paciente era um homem de 64 anos que morreu hoje em um hospital privado da cidade. O paciente teve contato com um caso confirmado da doença atendido na cidade de São Paulo.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram e receba as notícias no seu celular!

Segundo a Vigilância Epidemiológica, ele começou a ter sintomas no dia 13 de março e procurou por assistência médica do hospital privado no dia 23, quando foi diagnosticado com pneumonia bacteriana.

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, o paciente recebeu prescrição de antibiótico e foi liberado para tratamento em casa.

Após três dias, a febre tinha passado, mas a falta de ar e cansaço continuaram. Com a piora do quadro na madrugada desta sexta, foi internado à 1h30 e encaminhado para UTI com dificuldades respiratórias. Segundo a prefeitura, houve coleta de sangue para exame de coronavírus nesta sexta-feira, quando deu entrada para internação.

Podcast: Sete edições do Além da Capa para ouvir durante a quarentena

O idoso, então, teve piora do quadro e morreu por volta das 12h30 desta sexta. “Ressalta-se que o exame para coronavírus já tinha sido feito assim que o paciente deu entrada para internação e foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz”, informou a prefeitura.

De acordo com a prefeitura, o paciente residia em Americana e estava entre os grupos com maior risco da doença, por ter mais de 60 anos, ser cardiopata e diabético.

A família e o local de trabalho do paciente estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica de Americana. Segundo o órgão municipal, não existem, por enquanto, outras pessoas do convívio dele que apresentem os sintomas da doença.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

“A prefeitura lamenta profundamente a perda e presta solidariedade à família do paciente”, declarou o município.

PREVENÇÃO

A Prefeitura de Americana divulgou que recomenda a todos que continuem a adotar todas as medidas para prevenção do coronavírus e que monitorem possíveis sintomas da doença.

“Em caso de dificuldade para respirar, acompanhado por febre e tosse, o paciente deve procurar assistência médica e evitar contato com outras pessoas. A prefeitura destaca ainda que possui estrutura para o atendimento de pacientes em estado grave e que vem, por meio do seu comitê de crise, monitorando a situação do município e tomando medidas mitigatórias para evitar o contágio desenfreado da doença”, declarou o município.

CASOS EM APURAÇÃO

A Prefeitura de Americana divulga diariamente o balanço dos casos suspeitos do novo coronavírus em apuração na cidade. Os dados foram atualizados no final da tarde desta sexta-feira (27).

Na terça (24), a prefeitura confirmou o primeiro caso do novo coronavírus na cidade. Trata-se do empresário Gustavo Azzolini, de 41 anos, diretor administrativo da FAM (Faculdade de Americana), que está internado em São Paulo (leia mais abaixo).

DESCARTADOS

Criança do sexo masculino, de 3 anos, moradora do Jardim Girassol, que esteve na China. A suspeita foi notificada no dia 30 de janeiro. Resultado do exame: descartado

Mulher, de 42 anos, moradora do bairro Jaguari, que esteve na Itália. A suspeita foi notificada no dia 4 de março. Resultado do exame: descartado

Homem, de 26 anos, morador do bairro Nossa Senhora do Carmo, que esteve na Itália. A suspeita foi notificada no dia 6 de março. Resultado do exame: descartado

Mulher, de 28 anos, moradora do bairro Santa Catarina, que esteve na Itália. A suspeita foi notificada no dia 6 de março. Resultado do exame: descartado

EM INVESTIGAÇÃO

Mulher, de 42 anos, moradora do Jardim Thelja, que esteve em Nova York e Orlando, nos Estados Unidos. A suspeita foi notificada no dia 13 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Mulher, de 34 anos, moradora do Jardim Alvorada, que esteve em Nova York e Orlando, nos Estados Unidos. A suspeita foi notificada no dia 13 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Mulher, de 44 anos, moradora do Jardim São Domingos, que trabalha no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. A suspeita foi notificada no dia 16 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Homem, piloto de avião, de 26 anos, morador da Cidade Jardim, que esteve em aeroportos. A suspeita foi notificada no dia 16 de março. Ele aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Mulher, comerciante, de 52 anos, moradora do bairro Dona Judith, que esteve na 25 de Março, em São Paulo. A suspeita foi notificada no dia 16 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Criança do sexo feminino, de 2 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A criança esteve no Catar. A suspeita foi notificada no dia 17 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Homem, de 30 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado e que teve contato com um paciente de São Paulo com exame positivo para coronavírus. A notificação ocorreu  no dia 17 de março. Ele aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Mulher, de 27 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado e que teve contato com um paciente de São Paulo com exame positivo para coronavírus. A notificação ocorreu no dia 18 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Mulher, de 42 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. Ela esteve nos Estados Unidos. A notificação ocorreu no dia 19 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Criança do sexo feminino, de 2 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. Ela teve contato com um paciente de São Paulo com exame positivo para coronavírus. A notificação ocorreu no dia 20 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Mulher, de 42 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. Ela teve contato com um paciente de São Paulo com suspeita de coronavírus. A notificação ocorreu no dia 18 de março. Ela aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Homem, de 35 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. Ele esteve na Itália. A notificação ocorreu no dia 20 de março. Ele aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Homem, de 72 anos, morador do bairro São Jerônimo. Segundo divulgou a prefeitura nesta segunda-feira (23), ele está internado desde domingo (22) em uma ala isolada no Hospital Municipal, entubado, com quadro estável, porém, inspirando cuidados. A prefeitura não detalhou como ele teria tido contato com um suposto vírus, mas informou que ele tem histórico de doença pulmonar obstrutiva crônica. Ele aguarda o resultado do exame.

Mulher, de 27 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 23 de março. A prefeitura não deu detalhes de onde ela esteve ou se teve contato com alguém infectado. Ela aguarda resultado do exame em isolamento domiciliar.

Criança do sexo masculino, de 2 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 23 de março. A prefeitura não deu detalhes de onde ela esteve ou se teve contato com alguém infectado. Ela está internada em um hospital particular e aguarda resultado do exame.

Bebê do sexo feminino, de 4 meses, moradora do bairro Parque Novo Mundo. A notificação ocorreu no dia 23 de março. A prefeitura não deu detalhes de onde ela esteve ou se teve contato com alguém infectado. Ela está internada em um hospital particular e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 49 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 23 de março. Ela está em isolamento e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 45 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 23 de março. Ela está em isolamento e aguarda resultado do exame.

Homem, de 79 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 23 de março. Ele está em internado e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 28 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 47 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Homem, de 28 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ele está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Homem, de 58 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ele está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 36 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 36 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 42 anos, profissional de saúde de hospital particular, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ela está em internada e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 31 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 31 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Homem, de 60 anos, profissional da saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 25 de março. Ele está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 55 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 24 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Homem, de 42 anos, profissional da saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 27 de março. Ele está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 24 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 27 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Mulher, de 40 anos, profissional de saúde, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 27 de março. Ela está em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame.

Bebê do sexo feminino, de 1 ano, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A notificação ocorreu no dia 27 de março. Ela está em internado em hospital particular e aguarda resultado do exame.

CONFIRMADO

Nesta terça-feira, o LIBERAL revelou que um empresário de Americana está internado em São Paulo com diagnóstico positivo de coronavírus. A prefeitura confirmou que ele é considerado o primeiro caso da cidade.

Gustavo Azzolini, de 41 anos, é diretor administrativo da FAM (Faculdade de Americana). Ele está isolado e apresenta quadro estável, com melhoras, e teve alta nesta quarta-feira (25).

Ele deu uma entrevista ao LIBERAL, com exclusividade, em que contou como foi a descoberta da doença e como tem sido o tratamento.

Além de Gustavo, o sogro dele, Florindo Corral, de 70 anos, que é fundador da FAM, também está internado, mas em situação mais grave. Além da idade, doenças crônicas e o fato de ser ex-fumante colocam Florindo em um grupo de alto risco para o novo coronavírus.

Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Americana informou que o primeiro exame de Florindo deu negativo para coronavírus. Uma contraprova ainda aguarda resultado.

Publicidade