28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

covid-19

Idoso de 72 anos está internado com suspeita de coronavírus no HM

Morador do São Jerônimo, ele tem histórico de doença pulmonar e está internado no HM em isolamento; quadro clínico é estável, porém inspira cuidados

Por Marina Zanaki

23 de março de 2020, às 18h07 • Última atualização em 23 de março de 2020, às 19h28

Um idoso de 72 anos está internado no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, com suspeita de coronavírus.

Segundo informações da prefeitura, o idoso está entubado, com quadro clínico estável, porém inspirando cuidados. Ele está internado em uma das salas para isolamento do novo pronto-socorro Luiza da Motta Tebaldi.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Idoso está internado no Hospital Municipal de Americana

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente deu entrada na emergência do hospital na madrugada de domingo (22), apresentando dificuldade respiratória. Ele já possui histórico de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). O idoso é morador do bairro São Jerônimo.

Podcast: Sete edições do Além da Capa para ouvir durante a quarentena

A Vigilância Epidemiológica da cidade notificou 13 casos sob suspeita e o do idoso é o mais recente. “Pelo fato de o Brasil ter declarado transmissão comunitária de Covid-19, todas as notificações, a partir de agora, serão apenas para casos de síndrome respiratória grave, em que o paciente é internado e submetido a exame”, explicou a Secretaria de Saúde.

“As autoridades municipais reforçam o alerta para a situação de quarentena, decretada pelo governo estadual no último sábado (21), além das restrições que vêm sendo publicadas pela Prefeitura de Americana e pede para que a população permaneça em casa. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os casos gripais leves devem ser tratados em casa com uso de antitérmicos, como dipirona e paracetamol. A procura pelo serviço médico somente deve ocorrer nos casos em que o indivíduo apresenta febre e dificuldade respiratória, além dos sintomas clássicos da gripe, como dores pelo corpo, coriza, dor de garganta e dor de cabeça”, finalizou a prefeitura.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

CASOS SUSPEITOS

Esta é a 17ª notificação de caso suspeito feita pela Prefeitura de Americana. Até agora, quatro casos foram descartados e outros 13 aguardam resultados de exames.

A prefeitura divulga diariamente o balanço dos casos suspeitos do novo coronavírus em apuração na cidade. Até agora, o município não tem nenhum registro confirmado.

Veja abaixo os detalhes dos pacientes que estão sob investigação ou já tiveram descartada a infecção pela Covid-19.

Criança do sexo masculino, de 3 anos, moradora do Jardim Girassol, que esteve na China. A suspeita foi notificada no dia 30 de janeiro. Resultado do exame: descartado

Mulher, de 42 anos, moradora do bairro Jaguari, que esteve na Itália. A suspeita foi notificada no dia 4 de março. Resultado do exame: descartado

Homem, de 26 anos, morador do bairro Nossa Senhora do Carmo, que esteve na Itália. A suspeita foi notificada no dia 6 de março. Resultado do exame: descartado

Mulher, de 28 anos, moradora do bairro Santa Catarina, que esteve na Itália. A suspeita foi notificada no dia 6 de março. Resultado do exame: descartado

Mulher, de 42 anos, moradora do Jardim Thelja, que esteve em Nova York e Orlando, nos Estados Unidos. A suspeita foi notificada no dia 13 de março. Ela aguarda o resultado do exame.

Mulher, de 34 anos, moradora do Jardim Alvorada, que esteve em Nova York e Orlando, nos Estados Unidos. A suspeita foi notificada no dia 13 de março. Ela aguarda o resultado do exame.

Mulher, de 44 anos, moradora do Jardim São Domingos, que trabalha no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. A suspeita foi notificada no dia 16 de março. Ela aguarda o resultado do exame.

Homem, piloto de avião, de 26 anos, morador da Cidade Jardim, que esteve em aeroportos. A suspeita foi notificada no dia 16 de março. Ele aguarda o resultado do exame.

Mulher, comerciante, de 52 anos, moradora do bairro Dona Judith, que esteve na 25 de Março, em São Paulo. A suspeita foi notificada no dia 16 de março. Ela aguarda o resultado do exame.

Criança do sexo feminino, de 2 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. A criança esteve no Catar. A suspeita foi notificada no dia 17 de março. Ela aguarda o resultado do exame.

Homem, de 30 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado e que teve contato com um paciente de São Paulo com exame positivo para coronavírus. A notificação ocorreu  no dia 17 de março. Ele aguarda o resultado do exame.

Mulher, de 27 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado e que teve contato com um paciente de São Paulo com exame positivo para coronavírus. A notificação ocorreu no dia 18 de março. Ela aguarda o resultado do exame.

Mulher, de 42 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. Ela esteve nos Estados Unidos. A notificação ocorreu no dia 19 de março. Ela aguarda o resultado do exame.

Homem, de 35 anos, cujo bairro onde mora não foi divulgado. Ele esteve na Itália. A notificação ocorreu no dia 20 de março. Ele aguarda o resultado do exame.

Homem, de 72 anos, morador do bairro São Jerônimo. Segundo divulgou a prefeitura nesta segunda-feira (23), ele está internado desde domingo (22) em uma ala isolada no Hospital Municipal, entubado, com quadro estável, porém, inspirando cuidados. A prefeitura não detalhou como ele teria tido contato com um suposto vírus, mas informou que ele tem histórico de doença pulmonar obstrutiva crônica. Ele aguarda o resultado do exame.

Publicidade