26 de abril de 2024 Atualizado 22:54

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Brasil tem primeira morte por coronavírus

Morte foi registrada na cidade de São Paulo e se trata de um homem de 62 anos que tinha diabetes e hipertensão; ele não tinha histórico de viagem

Por Talita Bristotti / Agência Brasil

17 de março de 2020, às 10h48 • Última atualização em 17 de março de 2020, às 15h48

Foto: Governo do Estado
O Estado de São Paulo tem o maior número de infectados, com 152 pacientes, e outros 1.777 em investigação

A primeira vítima de coronavírus no Brasil é um homem, de 62 anos, morador de São Paulo, que também tinha comorbidades como diabetes e hipertensão. Ele deu entrada em um hospital privado, não identificado, no sábado (14), e faleceu ontem (16). Os primeiros sintomas se manifestaram no dia 10 de março.

O paciente não tinha histórico de viagem.

Segundo o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, David Uip, quatro óbitos no estado estão sendo investigados para saber se foram infectados por coronavírus. No caso do paciente de 62 anos, Uip destacou que era do grupo de risco, pela idade e por apresentar outras doenças. “Foi uma manifestação rápida da doença”, disse Uip.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

O secretário estadual da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, disse que a ocorrência de óbitos por coronavírus já era esperada, devido à situação de pandemia. “Infelizmente os óbitos são esperados. Mas lamentamos muito o óbito, e manifestamos consideração à família. Isso é muito triste. Mas esse óbito não deve criar pânico na população”, acrescentou Uip.

Segundo o coordenador, até o momento não é possível informar quantas pessoas estão em estado grave por causa de coronavírus, já que os pacientes estão sendo atendidos em hospitais privados, que não costumam fornecer informações sobre a saúde de seus pacientes. “Não temos controle da rede privada neste momento. Mas precisamos dessas informações da rede privada”, disse Uip.

Durante entrevista, na tarde de hoje (17), na capital paulista, Uip pediu para que as pessoas doem sangue, já que os estoques estão muito baixos.

O Estado de São Paulo tem o maior número de infectados, com 152 pacientes, e outros 1.777 em investigação. No Brasil, de acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, são 234 casos confirmados.

Na RPT (Região do Polo Têxtil) não há casos confirmados e as prefeituras investigam 33 casos de coronavírus.

Leia outras notícias sobre o coronavírus em Americana e região:

Escolas públicas e particulares e faculdades suspendem aulas em cidades da região

Coronavírus afeta missas e cultos na região

Professoras usam edição do LIBERAL  para conscientizar alunos sobre coronavírus

Asilos restringem visitas a idosos e determinam uso de máscara por funcionários

Máscara é vendida a R$ 9,99 em praça de Americana

Farmácias da região têm desabastecimento de álcool em gel

Nova Odessa tem o primeiro caso suspeito de novo coronavírus

Americana publica decreto com medidas contra o coronavírus

Americana tem mais três casos suspeitos de coronavírus

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição desta semana do podcast “Além da Capa” fala sobre a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, e seus impactos nas cidades que fazem parte da RPT (Região do Polo Têxtil). Ouça:

{{1}}

Publicidade