Brasil tem 234 casos de novo coronavírus; DF registra transmissão comunitária

Há outros 2.064 pacientes monitorados sob suspeita de infecção pela covid-19


Foto: Pixabay
No domingo, 15, o governo contabilizava 200 casos confirmados

O Ministério da Saúde atualizou nesta segunda-feira, 16, a sua plataforma de notificação de casos de coronavírus e informa que há no País 234 pacientes confirmados para a doença.

Segundo a pasta, o Distrito Federal tem agora transmissão comunitária da doença, quando já não é mais possível identificar quem transmitiu o vírus para quem.

No domingo, 15, o governo contabilizava 200 casos confirmados. Há outros 2.064 pacientes monitorados sob suspeita de infecção pela covid-19. Já foram descartadas 1.624 casos. Não há óbito no Brasil.

O Estado de São Paulo tem o maior número de infectados, com 152 pacientes — ontem eram 136. Depois, vem o Rio de Janeiro, que registra 31 casos.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

O Ministério da Saúde informou na última semana que locais com transmissão comunitária da doença, como São Paulo e Rio e agora o Distrito Federal, devem reduzir a “busca ativa” por casos de novo coronavírus, ou seja, testar para a doença apenas pacientes graves. O cenário indica que o vírus já está em processo de disseminação no território.

A medida marca a entrada destes locais na fase de “mitigação da doença”, quando a prioridade é salvar vidas em vez de segurar a entrada da doença no País, pois o vírus já circula ativamente, diz o ministério. O governo reconhece que os dados de casos confirmados devem ficar defasados nesta etapa, mas afirma que a medida é mais racional.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora