10 de julho de 2020 Atualizado 22:37

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

Professoras usam LIBERAL para conscientizar alunos

Exemplares do jornal impresso são utilizados por professoras para aulas especiais de leitura, focando na conscientização sobre o Covid-19

Por Isabella Holouka

17 mar 2020 às 09:29

Uma ação de conscientização sobre o novo coronavírus no CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) no bairro Antônio Zanaga, em Americana, utilizou exemplares do LIBERAL para informar os alunos sobre medidas de prevenção. As atividades tiveram início nesta segunda-feira (16) e seguem até o final da semana, com a suspensão gradual das aulas, seguindo a recomendação da Prefeitura de Americana.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

A professora Tânia Dell Agnese conta que, acompanhando a preocupação no município em relação ao Covid-19, viu a possibilidade de elaborar uma aula especial para os estudantes do Ensino Fundamental na oficina de leitura. Ela entrou em contato com a administração do jornal e pediu edições no último dia 28 para distribuir entre os alunos.

Foto: Divulgação
Alunos do CIEP utilizaram a edição do LIBERAL do último dia 28 em sala de aula

“Levei para a sala de aula e fizemos a leitura de uma reportagem sobre o vírus. Pedi cópias também, para que eles [os alunos] tivessem um panfleto para levar para casa e compartilhar com a família o que aprenderam em sala de aula”, explica. Após a leitura, os alunos apontaram formas de se prevenir contra a a contaminação pelo Covid-19.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

Para a professora, é essencial que as escolas auxiliem na conscientização das crianças e das famílias “neste momento que preocupa a cidade, o estado, o país e o mundo”.

Ela ressaltou ainda a importância de utilizar informações de fontes confiáveis: “O trabalho com o jornal usa um meio de comunicação seguro, em meio a tantas fake news”, completou a professora.

Santa Bárbara

Notícias publicadas pelo LIBERAL sobre o novo coronavírus também estão sendo utilizadas na escola estadual Professora Laura Emmie Pyles, no Jardim São Fernando, em Santa Bárbara d’Oeste.

Nas oficinas de leitura e produção de textos, os estudantes do 5º ano acompanham diariamente as notícias, segundo informou a professora Nanci Cavichioli Nalini.

“Aprendemos muito, ficamos mais atualizados e atentos aos acontecimentos do novo vírus”, trouxe uma nota escrita pelos alunos e compartilhada pela professora.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição desta semana do podcast “Além da Capa” fala sobre a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, e seus impactos nas cidades que fazem parte da RPT (Região do Polo Têxtil). Ouça:

{{1}}