10 de julho de 2020 Atualizado 10:52

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

Escolas suspendem aulas a partir desta quarta-feira

Faltas de alunos de escolas públicas e particulares da região já não são contabilizadas; maioria das unidades funciona até a próxima sexta

Por George Aravanis

17 mar 2020 às 08:31 • Última atualização 17 mar 2020 às 08:57

Escolas públicas e particulares da região já não contabilizam mais faltas de alunos e, na maioria dos casos, vão suspender as aulas a partir da próxima segunda-feira, por tempo indeterminado, seguindo orientação do governo do Estado por conta do coronavírus (Covid-19). Algumas unidades se anteciparam e já fecham amanhã. Ontem à tarde, a frequência dos alunos já foi baixa em instituições de Americana.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

“De manhã, ainda tivemos um número considerável de alunos. No período da tarde, uns 90% faltaram”, contou Patrícia Albieri Guidolin, diretora pedagógica do Colégio Dom Bosco, que mantém aulas até amanhã. O Ilimit fecha a partir de quinta.

Nas escolas particulares ouvidas pela reportagem em Americana e Santa Bárbara, professores não vão passar conteúdos novos nesta semana. Onde havia provas marcadas, quem faltar poderá realizar os testes em outras datas.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Em colégio de Americana, professores tomam medidas de prevenção contra o coronavírus

Não há definição sobre reposição destes dias, justamente por que não se sabe por quanto tempo as escolas ficarão fechadas. Professores devem passar conteúdos on-line.

Na rede estadual e municipal, com exceção de Santa Bárbara d’Oeste, as escolas fecharão a partir de segunda, e nesta semana não contabilizarão faltas nem darão conteúdos novos.

No Colégio Dom Pedro 2º, em Americana, a previsão é de retorno no dia 6 de abril, porém, o diretor administrativo financeiro, André Ferreira, deixa claro que a data ainda é incerta, e que depende da orientação de autoridades. “A gente ainda não tem nenhuma perspectiva de como vai ficar a reposição, se vai haver, se não vai.”

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

Fábio Kawakami, diretor administrativo do Anglo Cezanne, diz que a unidade trabalha com um “cenário que muda a toda hora”, por isso a questão da reposição, por exemplo, ainda é imprevisível. Na escola, as aulas param totalmente na próxima segunda-feira, sem contar faltas.

No Dom Bosco, afirma a diretora pedagógica, a preocupação é em transmitir às famílias informações para que entendam que se trata de um período de isolamento social. “Os pais não devem promover encontros, levar para cinema, shopping. É um momento de cuidar da saúde, senão as crianças entendem que é férias e acham que é vida normal, não é.”

No Instituto Educacional de Americana, no Objetivo de Americana e Santa Bárbara, e no NEI (Núcleo de Educação Integrada), em Santa Bárbara, as aulas continuam também até sexta-feira.

A FAM (Faculdade de Americana) suspendeu as aulas até o próximo dia 21. As atividades serão passadas on-line. Na sexta, a instituição decidirá se prorroga ou não o prazo. O Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) suspenderá as aulas totalmente a partir da segunda-feira.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição desta semana do podcast “Além da Capa” fala sobre a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, e seus impactos nas cidades que fazem parte da RPT (Região do Polo Têxtil). Ouça:

{{1}}