26 de abril de 2024 Atualizado 19:05

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

covid-19

Coronavírus afeta atividades religiosas na região

Missas de igrejas católicas, cultos de templos evangélicos e reuniões em casas espíritas devem ser suspensas a partir desta semana

Por Isabella Holouka

17 de março de 2020, às 11h18

As recomendações com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus já afetam as atividades religiosas na região. O LIBERAL apurou nesta segunda-feira (16) que as missas de igrejas católicas, cultos de templos evangélicos e reuniões em casas espíritas devem ser suspensas a partir desta semana.

Em Americana e Nova Odessa, a recomendação de Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano de Limeira, é que as paróquias sigam as indicações da administração municipal. A previsão é que atividades como missas e mutirões de confissão sejam suspensas.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Centro espírita Paz e Amor, em Americana, suspendeu atividades

“Dom José pede para que se acate as decisões das autoridades competentes na área da saúde. Se em Americana houve uma orientação nesse sentido, as igrejas deverão acatar essa solicitação. Isso deve ocorrer em cada cidade, dentro da realidade de cada uma”, informou a assessoria de imprensa.

A assessoria de imprensa da diocese de Campinas, que responde pelas paróquias dos municípios de Sumaré e Hortolândia, confirmou a suspensão das missas e informou que alguns padres estão fazendo as celebrações em particular com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

A reportagem esteve em contato a assessoria de imprensa da diocese de Piracicaba, que responde pelas paróquias de Santa Bárbara d’Oeste, e foi informada de que o bispo diocesano reunia os padres, na tarde desta segunda-feira, para definir as orientações aos fiéis, que devem ser divulgadas nesta terça (17).

O pastor e secretário de Ação Social e Desenvolvimento Humano de Americana, Aílton Gonçalves Dias Filho informou que a Igreja Presbiteriana de Americana suspendeu os cultos, que costumam reunir mais de 100 pessoas.

“Já tivemos cuidados especiais neste domingo (15) e a tendência é que as igrejas atendam, com tranquilidade, o decreto do prefeito, entendendo que o momento exige cuidado”, disse o pastor,

O Centro Espírita Paz e Amor também divulgou uma nota entre os frequentadores informando que, em reunião extraordinária, a diretoria executiva votou pela suspensão de todas as atividades até o próximo dia 31.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição desta semana do podcast “Além da Capa” fala sobre a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, e seus impactos nas cidades que fazem parte da RPT (Região do Polo Têxtil). Ouça:

{{1}}

Publicidade