06 de outubro de 2024 Atualizado 07:18

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ELEIÇÕES 2024

Guia do voto: o que você precisa saber na hora de votar nas eleições municipais

Confira quais são as principais regras para votar, os locais de votação e como acompanhar os resultados

Por Redação

06 de outubro de 2024, às 06h46 • Última atualização em 06 de outubro de 2024, às 07h12

Apenas os votos válidos são computados nas eleições - Foto: Reprodução

O LIBERAL traz neste domingo (6) de eleições um guia sobre o que pode e o que não pode para o eleitor votar.

São assuntos que vão desde tópicos como quais documentos levar a situações como a proibição de uso de celular nas cabines ou a possibilidade de justificar por meio do aplicativo digital do título de eleitor. Confira abaixo.

O jornal ainda terá uma cobertura especial sobre as eleições municipais, com programa ao vivo e noticiário durante todo o dia. Os leitores também podem acompanhar pelo novo app do LIBERAL.

Leia mais
Quais são as propostas dos candidatos a prefeito de Americana e Santa Bárbara
Conheça os candidatos a vereador de Americana
Conheça os candidatos a vereador de Santa Bárbara
Confira os locais de votação em Americana, Santa Bárbara e Nova Odessa

QUEM PRECISA VOTAR?
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.

QUAL É O HORÁRIO DE VOTAÇÃO?
Os eleitores podem votar neste domingo, das 8h às 17h.

Baixe o novo app do LIBERAL e fique por dentro do noticiário de Americana e região

ONDE VOU VOTAR?
Todo eleitor vota em uma seção eleitoral, que é indicada no título de eleitor. Para saber o local de votação, você pode fazer uma consulta ao site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que é o tse.jus.br. O LIBERAL também publicou aqui a lista das seções e respectivos locais de votação em Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa.

QUE DOCUMENTOS LEVAR?
Para votar, a pessoa deve apresentar um documento oficial com foto. São aceitos os seguintes documentos: e-Título (título de eleitor digital); carteira de identidade; passaporte; carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; CNH. Não é necessário levar o título de eleitor.

POSSO LEVAR CELULAR NA CABINE?
Está proibido usar aparelhos eletrônicos na cabine de votação. Os celulares deverão ficar com os mesários no momento em que o eleitor vota. De acordo com o TSE, é proibida a utilização de qualquer aparelho que possa comprometer o sigilo do voto, entre eles tablets, rádio comunicadores e câmeras.

POSSO LEVAR UMA COLA?
Sim, é algo recomendado. Não há problema caso os eleitores queiram anotar em um papel os números dos candidatos em que pretende votar.

ONDE POSSO SABER MAIS SOBRE OS CANDIDATOS?
Você pode acessar a série de sabatinas do LIBERAL, as páginas especiais dos candidatos a vereador de Americana e Santa Bárbara d’Oeste ou o sistema DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral.

PODE VOTAR DE BERMUDA, REGATA E CHINELO?
Sim. O TSE não proíbe a utilização de nenhum desses itens.

COMO JUSTIFICAR?
Se, no dia da eleição, você estiver fora de seu município de votação, deve justificar a ausência nas urnas. Lembre-se que isso deve ser feito para todos os turnos a que você não comparecer. A justificativa feita no dia da eleição precisa ocorrer no horário da votação e pode ser solicitada por meio do aplicativo e-Título, ou, excepcionalmente, com a entrega do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) nos locais de votação. O formulário pode ser baixado inclusive no site do TSE. Caso o eleitor não consiga justificar o voto no dia da eleição, ainda é possível justificar em até 60 dias após cada turno da votação.

PODE TER CAMPANHA NO DIA DA ELEIÇÃO?
A Justiça Eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa do eleitor no dia da votação para partidos, coligação ou candidato. Isso quer dizer que é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas. Mas fique atento, porque é proibida a propaganda eleitoral, como pedido de voto pelos candidatos, partidos ou coligações, distribuição de panfletos (conhecidos por santinhos) e outros materiais, abordagem ou mesmo aglomeração de simpatizantes.

HÁ LEI SECA EM SÃO PAULO?
Não. Cada estado tem competência para proibir ou não a venda de bebida alcoólica no dia da eleição. São Paulo não é um deles.

DIA DE ELEIÇÃO É FERIADO?
Não. Atividades como o comércio, bares e restaurantes podem funcionar normalmente.

QUANDO SAEM OS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES?
Não há um horário definido, mas os votos devem começar a ser contabilizados a partir das 17h, quando se encerra a votação.

COMO ACOMPANHAR OS RESULTADOS OFICIAIS?
Você pode verificar no site do TSE (tse.jus.br) ou acompanhar em veículos de imprensa, como o LIBERAL, que se baseiam nos dados oficiais da Justiça Eleitoral.

Publicidade