27 de abril de 2024 Atualizado 00:38

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cadeia Alimentar II

Após ser solto, Alex Niuri procura Omar e afirma ser inocente

"Ao que consta, o Alex não tinha nada a ver com essa história", afirmou Omar ao LIBERAL; secretário de Governo, Juninho Barros não procurou o prefeito

Por Claudio Gioria

30 de novembro de 2019, às 16h49 • Última atualização em 30 de novembro de 2019, às 17h37

O secretário de Negócios Jurídicos de Americana, Alex Niuri, procurou hoje o prefeito Omar Najar (MDB) um dia depois de deixar a prisão para dizer que é inocente. “Ao que consta, o Alex não tinha nada a ver com essa história”, afirmou Omar ao LIBERAL neste sábado (30), no início da tarde, quando ainda não havia sido procurado pelo outro secretário, Dirineu Soares de Barros Junior, o Juninho Barros, de Governo, que também deixou a prisão no final da noite de sexta.

Foto:
Niuri procurou Omar neste sábado para dizer que é inocente

Niuri e Juninho foram presos temporariamente na terça-feira na Operação Cadeia Alimentar II, da Polícia Federal, que investiga fraude na compra de merenda escolar entre 2013 e 2017. Eles são suspeitos de receberem propina de José Geraldo Zana, dono de um frigorífico que liderou o esquema e fez delação premiada no ano passado.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

“Ele falou tudo o que houve, que provou lá que não tem nada a ver com o assunto e que o relatório chega segunda-feira. São inúmeras páginas, outras cidades envolvidas”, afirmou Omar, que espera Juninho segunda-feira na prefeitura. “Se ele não vier, tenho de tomar providência”, completou o prefeito. O LIBERAL não conseguiu contato com Niuri e Juninho. O advogado de ambos, Willey Sucasas, não participou da conversa entre Omar e Niuri.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Prefeito afirmou que secretário de Negócios Jurídicos explicou a situação e mostrou que é inocente

Segundo Sucasas, que reafirmou a inocência de seus clientes e considerou as prisões “absolutamente desnecessárias”, o relatório não deve estar nas mãos de Omar na segunda. “Incrivelmente, a Polícia Federal ainda não havia digitalizado todas aquelas páginas. Nem nós advogados tivemos acesso à integra desse inquérito policial”, disse. Segundo ele, servidores lhe informaram não saber se seria possível a digitalização até segunda.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

“Estou esperando o relatório. Se constar que existe alguma coisa irregular, automaticamente vai ser demitido. Não tenho amores por ninguém, tenho amores pela cidade”, disse Omar. O prefeito criticou o contrato feito com a empresa de Zana na administração de seu antecessor, Diego De Nadai.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Juninho Barros ainda não procurou o prefeito para falar sobre prisão

“Fizeram uma licitação de R$ 15 milhões por tomada de preço, não foi feito nem concorrência. Quando eu assumi, chamei o pessoal e falei ‘neste preço não serve para Americana’. Eles tiveram a coragem de reduzir em 30% o valor. Então imagina a gordura que essa gente tinha”, afirmou. “Quem teria de responder seria o prefeito que foi cassado, esse sujeito que não mede o que fala. Ele ainda vai ser convocado”, disse.

Questionado sobre a afirmação de Omar em relação ao contrato da merenda, Diego enviou a seguinte nota por WhatsApp: “A única diferença é que no meu governo ninguém roubou e ninguém foi preso! A roubalheira foi com os secretários dele, tanto que foram presos! Ele que se prepare porque vão bater na porta da casa dele, tenho certeza! Por que será que quer tanto encobrir o Alex Niuri? Fica essa pergunta pra ser explicada”.

Publicidade