09 de maio de 2024 Atualizado 18:29

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

EXCLUSIVO

Hangar do Aeroporto de Americana é alvo de operação da PF contra o tráfico

Ação é da Polícia Federal do Mato Grosso do Sul; uma oficina foi lacrada no aeroporto municipal

Por Paula Nacasaki e João Colosalle

03 de agosto de 2023, às 10h02 • Última atualização em 05 de agosto de 2023, às 12h22

Operação no aeroporto de Americana teve apoio de policiais do 10º Baep - Foto: 10º Baep/Divulgação

Um hangar do Aeroporto Municipal de Americana foi alvo de uma operação da Polícia Federal contra o tráfico de drogas, na manhã desta quinta-feira. Segundo a investigação, o local fazia a manutenção de aeronaves usadas por uma organização criminosa.

Ao menos uma pessoa foi presa na cidade, segundo o 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar), que apoiou a ação.

Agentes federais cumpriram mandado em uma oficina especializada na manutenção de helicópteros. Trata-se da Full Copters, conforme a reportagem apurou no local. O hangar foi lacrado e a empresa teve as atividades suspensas por decisão judicial.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A ação é parte da Operação Angarius, deflagrada pela Polícia Federal de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, que tenta desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas por meio de aeronaves.

A PF informou, sem revelar detalhes, que foram presas quatro pessoas. Também houve a apreensão de cinco armas (um fuzil, um revólver e três pistolas), de oito veículos e de um helicóptero, além do sequestro do hangar em Americana.

Na manhã desta quinta, agentes da PF estiveram no hangar, onde afixaram um termo de lacração e suspensão de atividades da empresa. O local abrigava dois helicópteros e um avião de pequeno porte. A reportagem esteve no aeroporto, mas não encontrou representantes da Full Copters para comentar a operação da polícia.

Agente da PF vistoria hangar no Aeroporto Municipal de Americana – Foto: Paula Nacasaki / Liberal

O hangar possui 2,4 mil metros quadrados e tem seu uso pela oficina permitido por um decreto da Prefeitura de Americana ao menos desde 2017.

“A Prefeitura de Americana não é responsável por administrar o hangar. O hangar encontra-se lacrado e a administração contribuirá com toda e qualquer investigação”, informou a assessoria do governo municipal.

Aeroporto de Americana é rota do tráfico

O Aeroporto Municipal de Americana é parte da rota do tráfico de drogas por meio de aeronaves. O local, que não tem um controle apurado de embarques e decolagens, já foi alvo de diversas operações policiais.

Entre 2017 e 2018, por exemplo, um hangar alugado do aeroporto serviu de entreposto para o tráfico internacional de cocaína. O local servia de ponto de encontro para pilotos que transportavam droga entre países da América do Sul, segundo uma operação da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Americana.

Em 2020, um empresário responsável pelo aluguel de outro hangar no aeroporto foi preso pela Polícia Federal de Pernambuco em uma operação contra o tráfico de cocaína entre o Brasil e a Europa. Na ocasião, a polícia voltou a apontar o aeroporto municipal como um entreposto do tráfico.

Publicidade