21 de maio de 2022 Atualizado 21:14

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Reclamação

Fechada há quase dois anos, UBS do Ipiranga ainda espera por reforma

Professor define situação como sendo um descaso do poder público; prefeitura diz que obras devem ser retomadas até semana que vem

Por Ana Carolina Leal

04 Agosto 2021, às 08h05 • Última atualização 04 Agosto 2021, às 09h38

Fechada há quase dois anos por conta de uma rachadura que comprometeu a estrutura do local, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Ipiranga, em Americana, tem gerado reclamações de moradores. Eles definem a situação como um descaso do poder público.

Morador do bairro desde 2004, o professor Osmar Bessa, 53 anos, disse que os moradores “nunca passaram por um descaso tão grave e tão grande”. Ele afirmou em entrevista ao LIBERAL que a unidade já foi interditada ao menos duas vezes para reforma e que atualmente a obra está paralisada.

Unidade de saúde está fechada há quase dois anos e situação revolta moradores – Foto: Arquivo / O Liberal

“Reclamei com o Dr. Ulisses quando era vereador. Interditaram, passaram uma tinta, a parede voltou a descascar. No governo do Omar Najar, questionei o então vereador Welington Rezende. A unidade mais uma vez foi interditada para uma reforma adequada. O Omar saiu e o Chico Sardelli já está fazendo um ano que assumiu e estamos abandonados”, desabafou.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O professor disse ainda que o prefeito anunciou uma verba de R$ 200 mil para investir na unidade. “Deram uma maquiada no local e pararam a obra novamente”.

Segundo Osmar, os moradores do bairro que precisam de atendimento médico têm que recorrer às UBSs do Parque Gramado e do Jardim São Paulo.

“Esses dias fui no posto do Gramado e a moça que trabalha lá disse que não tinha previsão de quando seria aberta a agenda para consulta odontológica, nem para fazer sequer uma limpeza nos dentes”, reclamou.

Para o professor, é absurdo o morador residir ao lado de uma unidade de saúde e ter que procurar atendimento médico em outros bairros. “O Ipiranga tem muitas pessoas idosas que não têm dinheiro para o transporte”.

Questionada pelo LIBERAL, a prefeitura afirmou que devido a uma solicitação de reprogramação de serviços, a empresa contratada para realizar a reforma da UBS reduziu o ritmo das obras, tendo previsão de retomada normal das atividades, no máximo, até a próxima semana.

Segundo a administração, a unidade está fechada desde 22 de outubro de 2019. O atendimento, desde então, passou a ser realizado na UBS do Jardim São Paulo.

A prefeitura não informou qual a previsão de conclusão da reforma nem comentou sobre a falta de horário para marcar consulta odontológica no posto do Parque Gramado.

LIBERAL NAS RUAS: Viu algo de errado no seu bairro? Um buraco na rua, um vazamento ou uma obra parada? Escreva para redacao@liberal.com.br ou envie mensagem para o WhatsApp do LIBERAL, no (19) 99271-2364, clicando aqui.

Publicidade