22 de maio de 2024 Atualizado 18:12

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ESGOTO

Cetesb dá uma semana para DAE de Americana apresentar informações sobre elevatórias e esgoto

Caso o relatório não seja entregue, a autarquia estará sujeita a sanções a serem aplicadas pelo órgão estadual

Por Gabriel Pitor

18 de abril de 2024, às 08h28 • Última atualização em 18 de abril de 2024, às 08h29

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) estabeleceu um prazo até 24 de abril para o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana apresentar informações sobre as estações elevatórias e sobre o esgoto do município. Caso o relatório não seja entregue, a autarquia estará sujeita a sanções a serem aplicadas pelo órgão estadual.

Despejo de resíduo de tinturaria no Ribeirão Quilombo, em Americana – Foto: Marcelo Rocha/Liberal

Após questionamento da reportagem, a autarquia confirmou que todas as informações serão enviadas dentro do prazo.

A exigência da companhia se deu após matéria do LIBERAL publicada nesta quarta (17) sobre um despejo de resíduo de tinturaria no Ribeirão Quilombo.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Segundo o DAE, o problema foi causado por uma manutenção realizada na elevatória do Guaicurus, próxima ao Velódromo Municipal Miguel Stoco.

Esse foi, ao menos, o terceiro despejo neste ano devido a problemas com estruturas da autarquia. Na semana passada, uma falta de energia elétrica na Estação do Nova Carioba levou ao extravasamento do esgoto, que caiu no Rio Piracicaba. Já em março, uma tubulação rompida contaminou o Córrego Santa Angélica.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Diante da reincidência, a Cetesb solicitou ao DAE um mapa das bacias de coleta de esgoto de Americana e as respectivas estações de tratamento e elevatórias.

O levantamento deverá conter informações sobre manutenção preventiva e corretiva, periodicidade de manutenção e de que forma são comunicados serviços realizados e possíveis intercorrências.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

A autarquia também deverá mostrar o funcionamento de cada instalação, com dados sobre área abrangida, capacidade volumétrica e existência ou não de bombas reservas emergenciais de energia elétrica — com dispositivos de segurança. Por fim, a Cetesb pediu a característica principal do efluente sanitário ou industrial.

As notícias do LIBERAL sobre Americana e região no seu e-mail, de segunda a sexta

* indica obrigatório

Publicidade