23 de abril de 2021 Atualizado 14:56

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Eleições 2020

Rafael Piovezan é eleito prefeito em Santa Bárbara

Biólogo de 38 anos é o nome do governo para a sucessão de Denis Andia

Por Leonardo Oliveira

15 nov 2020 às 23:49 • Última atualização 16 nov 2020 às 11:07

O biólogo Rafael Piovezan (PV) foi eleito, neste domingo (15), o novo prefeito de Santa Bárbara d’Oeste. Ele será o 35° a ocupar o cargo, na legislatura 2021-2024. Essa é a primeira vez que ele será o comandante da prefeitura barbarense.

Segundo a Justiça Eleitoral, Piovezan recebeu 39.519 votos, o equivalente a 43,15% do total de votos válidos. O vice dele é Felipe Sanches (PDT), atual presidente da Câmara de Santa Bárbara.

Piovezan é o atual vice-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste. Aos 38 anos, disputou pela primeira vez uma eleição municipal, conseguindo se eleger chefe do executivo.

A população decidiu pela continuidade do projeto iniciado pelo PV em 2012, quando Denis Andia (PV) foi escolhido como prefeito, tendo sido reeleito quatro anos depois.

Reveja a entrevista do LIBERAL com Piovezan, na série de sabatinas em outubro. Leia também as propostas do prefeito eleito.

Rafael Piovezan (PV) em entrevista no estúdio da rádio FM Gold 94.7, em outubro – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Essa é a primeira vez, desde a redemocratização, que a cidade elege pela terceira vez seguida para prefeito um candidato do mesmo partido.

A última oportunidade em que isso aconteceu foi na ditadura militar, quando o Arena contou com Ângelo Giubbina, Bráulio Pio e Augusto Scomparim como prefeitos entre 1969 e 1973.

Quem é Rafael Piovezan?

Nascido em Santa Bárbara d’Oeste, Piovezan, se formou em ciências biológicas pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) Rio Claro.

Fez mestrado, doutorado e pós-doutorado em zoologia, pela mesma universidade, publicando artigos científicos em revistas científicas do Brasil e do mundo.

É revisor da Revista Brasileira de Entomologia, Journal Vector Ecology, Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical entre outros periódicos da área. Começou a trabalhar cedo, com usinagem mecânica. Foi bancário e biólogo concursado da prefeitura da cidade.

Rafael Piovezan e o atual prefeito Denis Andia – Foto:

Foi ainda professor de faculdade nos cursos de enfermagem, biomedicina e fisioterapia. Também é orientador de mestrado profissional da Faculdade de Saúde Pública da USP. 

Trabalhou desde o início do governo de Denis Andia, passando pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente entre 2013 e 2014, e como diretor-superintendente do DAE depois disso.

Rafael Piovesan votou por volta de 12h00 na Escola Estadual Professora Juvelina de Oliveira Rodrigues, – Foto: Divulgação

Em 2016, foi convidado por Denis para ser candidato a vice-prefeito nas eleições daquele ano e acumulou essa função com a de gestor do DAE depois de 2017.

Publicidade