18 de abril de 2024 Atualizado 20:05

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ELEIÇÕES 2020

LIBERAL traz propostas de candidatos a prefeito em Santa Bárbara

Confira o que cada postulante propõe para cinco das principais áreas da cidade

Por Da Redação

10 de outubro de 2020, às 15h03 • Última atualização em 16 de outubro de 2020, às 10h07

O LIBERAL traz neste sábado as principais propostas dos quatro candidatos à Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. Foram elencados cinco temas relevantes para a cidade: saúde, economia, educação, desenvolvimento urbano e gestão administrativa.

As respostas foram enviadas ao LIBERAL pelos candidatos e suas assessorias nesta semana. No município, concorrem ao cargo de prefeito Dr. José (PSD), Fabiano Pinguim (Podemos), Marcos Fontes (PSL) e Rafael Piovezan (PV).

A partir do dia 19, o LIBERAL passa a realizar a série de entrevistas com os candidatos da cidade. As chamadas sabatinas serão transmitidas pelas rádios Clube AM 580 e FM Gold 94.7 e pelas páginas do LIBERAL no Facebook e no YouTube. A programação está no site do LIBERAL.

Dr. José


Candidato pelo PSD, o médico da rede municipal é vereador desde 2012. Ele é nascido em São Paulo, tem 58 anos e é casado. Sua coligação inclui os partidos Patriota, Solidariedade e Republicanos.

SAÚDE
Capacitação e valorização do profissional da saúde. Implantar um sistema integrado, para agilizar agendamentos de consultas. Promover campanhas itinerantes nos bairros, voltadas a exames. Implantar pronto-atendimento médico em UBSs. Ampliar leitos hospitalares e UTIs do município. Zerar as filas de cirurgias eletivas. Implantar o Samu. Construção de um hospital municipal, com UTI neonatal.

ECONOMIA
Desenvolvimento econômico é uma das nossas grandes prioridades, com foco em tornar mais simples e ágil a vida de quem deseja investir, produzir e gerar empregos em nossa cidade. Algumas ações serão: criar cooperativas regionais; criar o Banco do Primeiro Emprego; construir o Mercadão Municipal para pequenos produtores; revitalizar o comércio do centro da cidade e dos principais corredores comerciais. Reduzir para 72h o prazo para abertura de novas empresas sem impactos ambientais.

EDUCAÇÃO
Implantar o Projeto EDUCAÇÃO – O futuro começa pelas crianças, com assembleia geral da Educação, para organizar e integrar os processos educacionais; revisar o plano de carreira dos professores; ampliar o número de vagas para educação infantil; obter uma nota média entre as escolas públicas municipais igual ou superior a 7,0 para os anos iniciais do Ideb, em 2021; criar a ouvidoria educacional; ofertar cursos preparatórios para o Enem, direcionado a alunos do 3º ano do Ensino Médio; descentralizar o único polo da EJA.

DESENVOLVIMENTO URBANO
Resolver o problema do entroncamento da Avenida Iacanga com a Avenida Santa Bárbara, onde temos cinco tempos de semáforos. Criar um acesso na SP-304, interligando distritos industriais. Conquistar um acesso da Rodovia dos Bandeirantes para a Rodovia Comendador Emílio Romi, uma das principais entradas da cidade. Faremos estudo técnico para obter preço justo da passagem de ônibus urbano e ampliaremos as ciclovias.

GESTÃO ADMINISTRATIVA
Precisamos dar condições aos funcionários para que motivados eles possam apresentar serviço de excelência. Nossa meta é obter resultados altamente positivos nas diversas áreas de atuação do governo, logo no primeiro ano, corrigindo equívocos e empregando os recursos públicos com diligência, ousadia e criatividade, com foco no povo.

Fabiano Pinguim

Candidato pelo Podemos, já foi vereador por duas vezes, entre 2009 e 2016, e presidente da câmara entre 2013 e 2014. É barbarense, tem 37 anos e é casado. Sua coligação inclui Avante, PRTB e DEM.

SAÚDE
Nossa primeira ação será visitar todas as estruturas da saúde. Vamos visitar as UBS, os pronto-socorros, a Santa Casa e conhecer de perto as necessidades e as deficiências das estruturas já existentes. Temos como meta, e isso está em nosso plano de governo, ampliar o número de leitos de UTI, a implantação de UTI neonatal. Nosso maior desafio entre todas as metas para a área da saúde é a construção de um hospital municipal.

ECONOMIA
Nossa primeira ação no desenvolvimento econômico é estabelecer diálogo entre o poder público e os empresários e comerciantes da nossa cidade. Precisamos imediatamente estabelecer um plano de recuperação e fomento da economia pós-pandemia. Vamos reestruturar a Lei de Incentivo Fiscal para tornar Santa Bárbara mais atrativa para geração de emprego. Uma das nossas metas em nosso plano é a projeção de novos polos industriais

EDUCAÇÃO
Nossa primeira ação é estabelecer um planejamento de volta às aulas, planejando o retorno dos alunos de forma segura; o planejamento de recuperação do ano letivo, para que os alunos não sofram com déficit de aprendizagem. Precisamos voltar a fornecer material e uniforme escolar. Nossa meta é ampliar o número de vagas em creches e de escolas em tempo integral. Queremos estabelecer o plano de valorização dos docentes.

DESENVOLVIMENTO URBANO
Queremos implantar o Plano de Mobilidade Urbana, ampliar as ciclovias e ciclofaixas. Tornar a cidade acessível para todos. Queremos investir cada vez mais no transporte público, na infraestrutura viária. Queremos aprimorar as políticas públicas, pensando na preservação do meio ambiente, na efetivação de 100% do esgoto tratado, na preservação dos mananciais e garantia do fornecimento de água, na construção de novas represas.

GESTÃO ADMINISTRATIVA
Reduzir a folha de pagamento dos atuais 55% para 47%. Reduzir e quitar a dívida do município. Implantar o governo participativo, que é dar voz à população. Iremos implantar a Coordenadoria de Gestão Participativa, que irá identificar as principais necessidades de cada região. Implantaremos Assembleias Populares, o Programa Prefeitura no Bairro e o aplicativo Fale Cidadão que tem por objetivo desburocratizar o serviço de protocolo.

Marcos Fontes

Candidato pelo PSL, é filho do vereador Carlos Fontes. Em 2018, foi o candidato a deputado estadual mais votado em Santa Bárbara. É barbarense, tem 24 anos e é solteiro. Não está coligado.

SAÚDE
Iremos dar voz aos profissionais. Atuaremos pela viabilização de mais recursos e agilidade em procedimentos de saúde através de nossas bancadas estaduais, federais e Senado; por ações enérgicas baseadas nos relatos de munícipes. Em parceira com a iniciativa privada, iremos atuar pelas demandas “emperradas” no município como, por exemplo, ressonâncias e cirurgias. Fomentaremos a discussão pela construção de um hospital municipal.

ECONOMIA
Iremos evidenciar e destacar em grandes mídias, dados importantes do município como água, saneamento, território, localização, história e potencial econômico. Facilitaremos com ações e leis de incentivos a atração de novas empresas, bem como o fortalecimento das já instaladas em Santa Bárbara d’Oeste. Fomentaremos ações de incentivo ao primeiro emprego junto à iniciativa privada.

EDUCAÇÃO
Praticaremos ações pelas boas condições de trabalho dos profissionais. Potencializaremos ações de incentivo para que possamos manter o bom índice no Ideb. Prezaremos pela boa alimentação aos alunos do ensino municipal. Elevaremos o bom relacionamento com entidades filantrópicas e creches privadas por mais vagas. Praticaremos a adesão de Santa Bárbara ao plano federal pela atração da Escola Cívico Militar no ensino médio.

DESENVOLVIMENTO URBANO
Atuaremos junto ao Dnit pela liberação em alguns pontos, como pela duplicação da Avenida Lázaro Gonçalves de Oliveira. Promoveremos obras de acessibilidade. Atuaremos pela manutenção e por novas ciclovias e ciclofaixas. Potencializaremos investimentos e manutenções às ETAs e ETEs. Concluiremos a obra anunciada pela atual administração da nova represa. Garantiremos o tratamento de 100% do esgoto.

GESTÃO ADMINISTRATIVA
Eleito prefeito, iremos elevar e destacar as principais discussões da gestão pública em Santa Bárbara. Com o objetivo de “enxugarmos” os gastos públicos, praticaremos a revisão de valores dos contratos com fornecedores, gastos com alugueis e daremos exemplo com a redução salarial do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários municipais. Indicaremos de forma técnica e de conhecimento nomes a compor as secretarias municipais.

Rafael Piovezan

Candidato pelo PV, é vice-prefeito de Santa Bárbara desde 2017 e nome escolhido pelo governo para a sucessão. É biólogo, barbarense, casado e tem 38 anos. Sua coligação inclui o PL, MDB, PSB e PDT

SAÚDE
Em oito anos, transformamos a estrutura da Saúde: nove UBSs novas, dois PSs reestruturados, Centro de Especialidades, Centro de Exames, mais leitos de UTI e quase o dobro de médicos – com isso, o atendimento foi ampliado. Vamos seguir aumentando o número de médicos, expandindo com as UBSs Regionais e um novo posto no Jardim Pântano, e implantando o transporte nos moldes do Samu, partindo do PS Afonso Ramos.

ECONOMIA
Preparamos a cidade para a vinda de grandes empresas, com 100% de esgoto tratado, novos distritos industriais e uma represa em implantação. A geração de empregos também ganha força nos novos eixos e avenidas que abrimos para empreendimentos comerciais, de tecnologia e prestação de serviços. Além disso, o próximo ano será de grande empenho no auxílio à retomada plena dos empregos aos barbarenses.

EDUCAÇÃO
Zeramos a demanda de vaga em creche – hoje temos mais vagas do que a procura. A estrutura escolar foi ampliada e o investimento em qualificação nos levou a um dos melhores Idebs do País. Agora, vamos concentrar esforços na contratação de ainda mais profissionais, desenvolver novas frentes de qualificação do ensino e ampliar as parcerias multidisciplinares que já temos com Unicamp, Unesp e Ufscar.

DESENVOLVIMENTO URBANO
A transformação veio com novas avenidas, viários modernos, pontes, acessibilidade, ciclovias, LED, novos parques e áreas de lazer. Tudo isso, melhorou a qualidade de vida e fortaleceu a autoestima do barbarense. Avançaremos com o novo terminal urbano na zona leste, mais ciclovias e áreas verdes. O recapeamento concluiu todas as vias que interligam as regiões e agora vai para dentro dos bairros.

GESTÃO ADMINISTRATIVA
Revertemos uma dívida consolidada herdada de R$ 25 milhões para, hoje, um ativo financeiro (saldo) de R$ 12 milhões. A dívida com fornecedores é 70% menor do que era em 2012. Percentual de folha de 48% e CND sempre em dia. Mesmo com anos de crise nacional, melhoramos a saúde financeira da prefeitura e entregamos um conjunto de obras e avanços muito acima da média. Continuaremos a gestão eficiente.

Publicidade