26 de abril de 2024 Atualizado 12:05

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Santa Bárbara

Moradora do Jardim Pérola, enfermeira aposentada morre de coronavírus

Maria de Lourdes Barbosa, de 67 anos, morava em Santa Bárbara; ela já trabalhou no Hospital Municipal de Americana

Por Marina Zanaki

01 de junho de 2020, às 19h01 • Última atualização em 01 de junho de 2020, às 19h35

Familia de Maria de Lourdes Barbosa acusa hospital de negligência - Foto: Facebook/Reprodução

A enfermeira aposentada Maria de Lourdes Barbosa, de 67 anos, morreu no sábado (30) com o novo coronavírus (Covid-19).

Moradora do Jardim Pérola, em Santa Bárbara d’Oeste, ela estava internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Samaritano Campinas.

A enfermeira veio do Paraná para a região em 1996. Ela atuou por mais de 10 anos na rede de saúde da região, nos cargos de auxiliar de enfermagem, técnica de enfermagem e enfermeira.

De acordo com seu filho, o engenheiro de produção Marlon Rodrigo Barbosa, de 42 anos, Maria de Lourdes trabalhou no Hospital Municipal de Americana e no Hospital São Lucas, além de ter tido uma breve passagem pelo Hospital São Francisco.

O Sindicato dos Servidores Públicos de Americana confirmou que ela teve vínculo empregatício com a Fusame (Fundação Saúde de Americana).

“Ela era muito querida, tinha muitos amigos, tinha um bom relacionamento. Mesmo depois que saiu da saúde tentava, na medida do possível, ajudar as pessoas”, contou o filho.

Segundo Marlon, ela estava internada desde o dia 8 de maio no hospital campineiro para tratar de uma bactéria no pulmão. A família foi informada sobre o diagnóstico de coronavírus no dia 25 de maio.

Maria de Lourdes também tinha diabetes e era hipertensa, duas doenças consideradas fatores de risco para a Covid-19.

Ela morreu na noite de sábado e foi enterrada na manhã de domingo (31), no Cemitério Parque dos Líros, em Santa Bárbara d’Oeste. Maria de Lourdes deixa cinco filhos.

Até esta segunda-feira (1°), o caso ainda não havia sido contabilizado pela Vigilância Epidemiológica do município.

Santa Bárbara tem 54 casos positivos de coronavírus notificados até esta segunda. Outros 149 estão sob investigação. Veja os números da doença na região nesta reportagem.

Mortes

A enfermeira aposentada é a quarta moradora de Santa Bárbara d’Oeste que morreu em decorrência da Covid-19.

O primeiro óbito foi confirmado no dia 17 de abril. A vítima era o representante comercial Claudinei Clemente, de 50 anos.

A segunda morte foi de uma mulher de 44 anos, moradora do Cidade Nova, confirmada no dia 20 de maio. Ela estava internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Santa Bárbara.

O terceiro caso fatal na cidade foi confirmado no dia 27. A vítima era uma idosa de 84 anos, moradora da região do Jardim Esmeralda, e que estava internada no Hospital Santa Bárbara.

Podcast Além da Capa
O novo coronavírus representa um desafio para a estrutura de saúde de Americana, assim como outros municípios da RPT (Região do Polo Têxtil), mas não é o primeiro a ser encarado. H1N1, dengue, malária, febre maculosa. Outras doenças também modificaram rotinas, exigiram cuidados além do trivial – ainda que não tenha havido quarentena, como agora – e servem de experiência para traçar paralelos com o atual cenário. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com a repórter Marina Zanaki, que assina uma série de reportagens sobre outras epidemias em Americana.

Publicidade