07 de maio de 2024 Atualizado 00:41

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Santa Bárbara

Família apela por vaga de UTI para paciente com coronavírus

Pedreiro Aparecido Vieira, de 57 anos, está internado desde sexta no pronto-socorro Edison Mano, à espera de UTI

Por Marina Zanaki

16 de junho de 2020, às 22h13 • Última atualização em 17 de junho de 2020, às 08h01

O pedreiro Aparecido Vieira, de 57 anos, está há quatro dias no pronto-socorro Edison Mano, em Santa Bárbara d’Oeste, aguardando uma vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

De acordo com sua filha, a biomédica Andreza Cristina Vieira, de 33 anos, ele deu entrada na unidade na sexta-feira (12) com 80% dos pulmões comprometidos e, no dia seguinte, recebeu o diagnóstico para o novo coronavírus (Covid-19).

Aparecido aguarda vaga em UTI desde sexta-feira – Foto: Arquivo Pessoal

O paciente foi inserido no sistema da Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) do Estado. Aparecido é diabético, uma comorbidade para Covid-19.

“Ele está no pronto-socorro e precisa muito da UTI. E não tem”, desabafou a biomédica.

A família recebeu uma carta médica indicando a urgência da situação e a orientação para que acionem a Justiça para conseguir a vaga.

A profissional apontou que Aparecido apresenta quadro de insuficiência respiratória grave consequente da Covid-19 e insuficiência renal.

O LIBERAL mostrou na semana passada que todos os leitos de UTI do Hospital Santa Bárbara estão ocupados, incluindo os cinco exclusivos para coronavírus.

A prefeitura disse na noite desta terça-feira que cinco novos leitos de UTI para Covid-19 serão disponibilizados no hospital entre esta quarta (17) e quinta-feira (18).

Na semana passada, a prefeitura já havia anunciado que faria esta semana a implantação de 10 novos leitos no hospital, dos quais sete serão exclusivos para coronavírus.

O município confirmou que solicitou uma vaga para o paciente ao Estado por meio do sistema Cross. “A UTI semi-intensiva do PS conta com respirador e o paciente segue monitorado e medicado até que a transferência ocorra”, afirmou a prefeitura.

O LIBERAL não conseguiu contato com a Secretaria do Estado da Saúde na noite nesta terça-feira (16) para questionar sobre a vaga.

Hospital de campanha
Na semana passada, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste esclareceu que o hospital de campanha montado em um prédio cedido pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), é destinado a pacientes do novo coronavírus (Covid-19) que apresentem quadro de baixa complexidade.

O local é equipado com 50 leitos de média complexidade, e, portanto, não tem estrutura para atender os pacientes com complicações que necessitam UTI.

Publicidade