28 de março de 2024 Atualizado 00:13

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Santa Bárbara esclarece que hospital de campanha é para casos de baixa complexidade

Hospital de campanha tem 50 leitos de enfermaria para baixa complexidade; casos que necessitam de UTI não podem ser transferidos para lá

Por Marina Zanaki

10 de junho de 2020, às 19h06 • Última atualização em 10 de junho de 2020, às 19h17

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste esclareceu que o hospital de campanha montado em um prédio cedido pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), é destinado a pacientes do novo coronavírus (Covid-19) que apresentem quadro de baixa complexidade.

Nesta quarta-feira (10), o LIBERAL mostrou que houve aumento na demanda por internações do novo coronavírus (Covid-19) e os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa destinados a essa enfermidade estavam lotados.

Unidade montada na Unimep foi alvo de questionamentos em função da ocupação de leitos no Hospital Santa Bárbara – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Nas redes sociais, muitos internautas questionaram a “ociosidade” do hospital de campanha.

O local é equipado com 50 leitos de média complexidade, e, portanto, não tem estrutura para atender os pacientes com complicações que necessitam UTI.

“Os leitos do hospital de campanha serão destinados a pacientes com casos de baixa complexidade, que receberão cuidados básicos, necessitando no máximo um suporte de oxigênio”, afirmou a prefeitura.

Hospital de campanha montado em Santa Bárbara atende pacientes de baixa complexidade – Foto: Prefeitura de Santa Bárbara / Divulgação

Dois desses leitos são para atendimento de emergência clínica, para estabilizar o paciente e transferi-lo para outra unidade com maior complexidade técnica.

“Já os leitos de UTI, localizados no Hospital Santa Bárbara, são de maior complexidade, para atendimentos intensivos com uso de ventiladores mecânicos e outros equipamentos, além de equipe especializada e médico intensivista”, explicou a prefeitura.

O Hospital Santa Bárbara tem 15 leitos de UTI para o SUS. Desses, 10 são para atendimento geral e 5 exclusivos para Covid-19, com isolamento dos pacientes.

O hospital também conta com 16 leitos de enfermaria para coronavírus – semelhantes aos do hospital de campanha.

Até o momento, esses leitos estão sendo suficientes para atender às demandas de internações dos pacientes sem gravidade e o hospital de campanha ainda não precisou ser utilizado.

Segundo boletim informado pelo Hospital Santa Bárbara nesta terça-feira (9), quatro pessoas estavam internadas em leitos de enfermaria de coronavírus. Dessas, três haviam testado positivo e uma aguardava resultado de exame.

ENCAMINHAMENTO
A prefeitura esclareceu que, apesar de nenhum dos leitos do hospital de campanha ainda ter sido utilizado, a estrutura está à disposição para a demanda que pode eventualmente surgir.

“Os pacientes serão encaminhados (para o Hospital de Campanha) após atendimento nos Prontos Socorros Edison Mano, na área central, e Afonso Ramos, na Zona Leste, e respectivos anexos. O Hospital de Campanha também poderá ser utilizado por pacientes atendidos no Hospital Santa Bárbara e que evoluírem para um quadro de baixa complexidade”, finalizou a prefeitura.

Santa Bárbara tem 75 casos positivos da doença, dos quais quatro pacientes morreram.

Publicidade