18 de abril de 2024 Atualizado 12:22

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Internações pela Covid-19 aumentam e lotam leitos do Hospital Santa Bárbara

Leitos exclusivos da Unidade de Terapia Intensiva para tratamento de pacientes com coronavírus estão ocupados; demais leitos do hospital também estão tomado

Por Marina Zanaki

10 de junho de 2020, às 08h04 • Última atualização em 10 de junho de 2020, às 09h05

As internações por conta do novo coronavírus (Covid-19) aumentaram em Santa Bárbara d’Oeste, e os cinco leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Santa Bárbara estão ocupados.

Segundo informações do presidente do hospital, Aparecido Donizetti Leite, até a semana passada cerca de três dos cinco leitos vinham sendo ocupados. No sábado, houve aumento na demanda e todos foram ocupados. Entre os internados, quatro testaram positivo e um é suspeito.

Hospital Santa Bárbara: unidade de saúde vem trabalhando com sua capacidade no limite – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

A filha de uma paciente com suspeita para coronavírus que deu entrada no pronto-socorro Edison Mano no último domingo disse que esperou até a noite de segunda uma vaga de UTI.

A moradora de Santa Bárbara não quis se identificar e contou que a mãe de 63 anos precisou ser intubada e sedada pois não estava respondendo à oxigenação.

“A cidade não está preparada para isso, o atendimento no anexo do pronto-socorro [exclusivo de Covid-19] teve coleta de sangue, oxigenação, mas não tem um suporte de emergência como foi o caso dela”, disse a moradora.

A paciente foi transferida para o Ambulatório Médico de Especialidades de Campinas, unidade exclusiva para casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

A prefeitura de Santa Bárbara protocolou na Câmara um projeto de lei em regime de urgência que amplia os repasses do convênio com o Hospital Santa Bárbara para ampliação de UTI para o novo coronavírus.

A complementação no convênio será usada para a implantação de 17 novos leitos de UTI, cinco deles temporários, destinados à Covid-19.

A verba prevista no projeto pode ultrapassar R$ 4 milhões e terá origem em recursos federais e do Fundo Municipal de Saúde. Um dos repasses, no valor de R$ 293 mil, se refere a um auxílio emergencial do governo federal às Santa Casas.

Procurada na noite desta terça, a assessoria de imprensa da prefeitura não soube detalhar os demais repasses da União.

O Hospital de Campanha instalado no campus da Unimep de Santa Bárbara dispõe de 50 leitos de média complexidade, estando à disposição do município.

Espera

Os 10 leitos SUS do Hospital Santa Bárbara, destinados aos atendimentos de outras doenças, também estão lotados. O presidente do hospital esclareceu que eles costumam trabalhar no limite da capacidade.

A modelo Gabrielly Zério, de 25 anos, esperou três dias por uma vaga de UTI para o pai Mauricio Elias Zério, 54 anos.

Em tratamento de hepatite C, ele deu entrada no pronto-socorro Edison Mano no domingo em estado crítico após uma veia do esôfago estourar.

“Ele pegou anemia por perda de sangue, e o pronto-socorro não comportava fazer uma transfusão. O quadro dele só piorou porque não tinham suporte”, disse a filha.

Ele foi transferido nesta terça para a Unicamp para exames e seria encaminhado para o Hospital Estadual Sumaré.

Podcast Além da Capa
A relação de Americana com Santo Antonio, o padroeiro da cidade, completa 120 anos em 2020, mas a festividade em torno da data foi forçada a ser revista por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com o administrador paroquial da Basílica, o padre Valdinei Antonio da Silva. A necessidade do cancelamento de outros eventos da comunidade católica, como as festas de São João de Carioba e do Senhor Bom Jesus, também é abordada com os padres Marcos Ramalho e Marcelo Fagundes.

Publicidade