Região investiga 109 casos suspeitos de coronavírus

Com aumento na demanda no Estado, resultados de exames estão levando 10 dias para ficarem prontos


As prefeituras da RPT (Região do Polo Têxtil) informaram nesta quinta-feira (19) que são investigados 109 casos suspeitos do novo coronavírus. Santa Bárbara era o único município na região que não negava nem confirmava se havia casos suspeitos ou descartados no município, mas ontem revelou que monitora 8 casos na cidade.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

A reportagem do LIBERAL tentava constantemente obter a informação com a assessoria de imprensa da prefeitura desde o final de janeiro, quando a primeira suspeita foi divulgada em Americana. A prefeitura não divulgou a data das notificações, mas informou que os pacientes estão clinicamente bem, em isolamento domiciliar e sendo monitorados.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Higienização é arma para combater coronavírus

De acordo com informações passadas pela prefeitura nesta quinta, os pacientes em investigação têm entre 24 e 60 anos, e todos tiveram contato com algum suspeito ou histórico de viagem ao exterior. Desde o início das notificações, a cidade já descartou quatro casos suspeitos.

Apesar de não figurar como um caso suspeito, o presidente da Câmara de Santa Bárbara, vereador Felipe Sanches (PSC) se isolou em casa desde a última terça-feira após ter contato com o deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP), que foi diagnosticado com coronavírus.

Americana registrou um novo caso nesta quinta-feira. A paciente é uma mulher de 42 anos que esteve nos Estados Unidos recentemente. Ela começou a apresentar os sintomas no último sábado.

A coleta de sangue para envio ao Instituto Adolfo Lutz foi realizada na última terça-feira, mas a notificação entrou no sistema da vigilância apenas nesta quinta. Com isso, a cidade chega a nove casos em investigação.

Nova Odessa também registrou nessa quinta-feira o segundo caso suspeito. Tanto a prefeitura quanto a Secretaria Estadual de Saúde foram procuradas, mas não deram detalhes da paciente.

Na RPT, Sumaré lidera a lista de suspeitos, com 55 casos. Hortolândia tem 35 notificações. No Estado de São Paulo, são mais de 7,6 mil casos notificados.

Demora no resultado

Com o aumento na demanda por exames de coronavírus, o tempo de espera pelo resultado dobrou. Segundo a Prefeitura de Americana, quando surgiram os primeiros casos, os exames ficavam prontos em até cinco dias. Atualmente, o tempo é de cerca de 10 dias.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição de número #27 do podcast “Além da Capa” traz a experiência de ex-moradores de Americana que hoje vivem em países onde o novo coronavírus já se alastrou de maneira mais ampla, revelando um pouco mais sobre este problema em crescimento no Brasil. Ouça:

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora