23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

covid-19

Região investiga 109 casos suspeitos de coronavírus

Com aumento na demanda no Estado, resultados de exames estão levando 10 dias para ficarem prontos

Por André Rossi / Marina Zanaki

20 de março de 2020, às 08h44 • Última atualização em 20 de março de 2020, às 09h12

As prefeituras da RPT (Região do Polo Têxtil) informaram nesta quinta-feira (19) que são investigados 109 casos suspeitos do novo coronavírus. Santa Bárbara era o único município na região que não negava nem confirmava se havia casos suspeitos ou descartados no município, mas ontem revelou que monitora 8 casos na cidade.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

A reportagem do LIBERAL tentava constantemente obter a informação com a assessoria de imprensa da prefeitura desde o final de janeiro, quando a primeira suspeita foi divulgada em Americana. A prefeitura não divulgou a data das notificações, mas informou que os pacientes estão clinicamente bem, em isolamento domiciliar e sendo monitorados.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Higienização é arma para combater coronavírus

De acordo com informações passadas pela prefeitura nesta quinta, os pacientes em investigação têm entre 24 e 60 anos, e todos tiveram contato com algum suspeito ou histórico de viagem ao exterior. Desde o início das notificações, a cidade já descartou quatro casos suspeitos.

Apesar de não figurar como um caso suspeito, o presidente da Câmara de Santa Bárbara, vereador Felipe Sanches (PSC) se isolou em casa desde a última terça-feira após ter contato com o deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP), que foi diagnosticado com coronavírus.

Americana registrou um novo caso nesta quinta-feira. A paciente é uma mulher de 42 anos que esteve nos Estados Unidos recentemente. Ela começou a apresentar os sintomas no último sábado.

A coleta de sangue para envio ao Instituto Adolfo Lutz foi realizada na última terça-feira, mas a notificação entrou no sistema da vigilância apenas nesta quinta. Com isso, a cidade chega a nove casos em investigação.

Nova Odessa também registrou nessa quinta-feira o segundo caso suspeito. Tanto a prefeitura quanto a Secretaria Estadual de Saúde foram procuradas, mas não deram detalhes da paciente.

Na RPT, Sumaré lidera a lista de suspeitos, com 55 casos. Hortolândia tem 35 notificações. No Estado de São Paulo, são mais de 7,6 mil casos notificados.

Demora no resultado

Com o aumento na demanda por exames de coronavírus, o tempo de espera pelo resultado dobrou. Segundo a Prefeitura de Americana, quando surgiram os primeiros casos, os exames ficavam prontos em até cinco dias. Atualmente, o tempo é de cerca de 10 dias.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição de número #27 do podcast “Além da Capa” traz a experiência de ex-moradores de Americana que hoje vivem em países onde o novo coronavírus já se alastrou de maneira mais ampla, revelando um pouco mais sobre este problema em crescimento no Brasil. Ouça:

{{1}}

Publicidade