21 de outubro de 2021 Atualizado 23:02

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Ônibus

Prefeitura notifica Sancetur para aumentar frota de ônibus em Americana

Administração disse em 18 de agosto que mais 20 veículos entrariam em circulação na semana seguinte, o que não ocorreu

Por Ana Carolina Leal

15 set 2021 às 07:37 • Última atualização 15 set 2021 às 10:49

A Prefeitura de Americana notificou nesta terça-feira (14) a Sou Americana para que cumpra o previsto em contrato com relação à frota, o que não ocorre no momento com 39 ônibus circulando.

Sou Americana não cumpriu determinação da prefeitura e 39 ônibus estão circulando na cidade – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

No dia 18 de agosto, a administração municipal disse que estava em tratativas com a Sancetur, que opera o transporte público na cidade por meio da Sou Americana, para que na semana seguinte, mais 20 veículos entrassem em circulação, ampliando a frota atual, de 39 coletivos.

O reforço na frota de ônibus foi confirmado ao LIBERAL por conta do fim das restrições de horários e a liberação para os estabelecimentos comerciais funcionarem com 100% da capacidade. Semana passada, no entanto, usuários do transporte público voltaram a reclamar da demora para pegar um ônibus bem como dos coletivos lotados.

A reportagem questionou a prefeitura na última quinta-feira, dia 9, e somente na noite do dia seguinte, o secretário adjunto da Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário), Pedro Peol, se manifestou via assessoria dizendo que já havia feito a cobrança para que ocorresse o aumento da frota e, que se necessário, notificaria a empresa para que o pedido fosse cumprido.

Nas postagens feitas pelo LIBERAL sobre o assunto, usuários definem o cenário atual como absurdo, dizem que a cada dia que passa os ônibus estão mais lotados, chegam a esperar até duas horas por um coletivo e que não aguentam mais essa “novela”.

Nesta terça-feira, o prefeito Chico Sardelli (PV) disse em entrevista ao LIBERAL pela manhã que havia pedido ao secretário adjunto para se certificar se a concessionária estava ou não cumprindo com o acordado e que se não estivesse era para ser autuada o mais rápido possível.

No final da tarde, a prefeitura informou que a Sou Americana havia sido notificada e que utilizará dos mecanismos previstos em contrato para garantir a ampliação da frota, assim como todas as demais obrigações previstas em edital.

A reportagem tenta desde segunda-feira contato com o proprietário da Sancetur, o deputado Marco Chedid (PSD), mas o número de celular só cai na caixa postal. Uma mensagem também foi enviada para o assessor do parlamentar, mas não houve retorno.

Publicidade