16 de setembro de 2024 Atualizado 14:43

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

BURACOS

Prefeitura de Americana alega problema em obra e manutenção da Ivo Macris vira ‘jogo de empurra’

Executivo aponta defeitos em recuperação asfáltica; departamento, no entanto, diz que reparos foram feitos

Por Gabriel Pitor

30 de janeiro de 2024, às 07h53

A Prefeitura de Americana tem alegado problemas na obra de recuperação asfáltica entregue pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para não realizar a manutenção da Estrada Municipal Ivo Macris, que liga as cidades de Americana, Cosmópolis e Paulínia.

A autarquia, por sua vez, afirma que cumpriu todos os reparos solicitados pelo Executivo, escancarando o “jogo de empurra” quanto aos problemas da via. Conforme o LIBERAL noticiou na última sexta-feira (26), a estrada tem pelo menos 50 buracos nos 15,8 km de extensão, um ano após a conclusão da revitalização do pavimento.

Estrada Ivo Macris tem ao menos 50 buracos, segundo apuração do LIBERAL – Foto: Marcelo Rocha / Liberal

Na manhã desta segunda (29), uma equipe técnica do DER foi até a Ivo Macris e iniciou uma vistoria que deverá ser concluída nos próximos dias. Um laudo técnico será formulado pelo departamento e apresentado à prefeitura, em uma reunião, para definir procedimentos para uma nova recuperação.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O encontro, ainda sem prazo para acontecer, pode solucionar o impasse quanto à responsabilidade de manutenção da estrada. Na última sexta, a prefeitura disse ao LIBERAL que tem conhecimento dos buracos e da iniciativa de motoristas de caminhão que têm burlado os radares que ficam na altura do número 1.080, nos dois sentidos. Os aparelhos multam veículos com mais de três eixos.

Os problemas, segundo a administração, se devem aos defeitos da obra de recuperação, sendo que eles foram elencados em um relatório entregue ao DER e, ainda segundo a prefeitura, não foram resolvidos. “A partir do momento que houver o trabalho executado, corrigindo os problemas apontados pela prefeitura, a manutenção poderá ser executada”, explicou em nota.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Por sua vez, o DER reafirmou à reportagem que a responsabilidade da manutenção da via é da prefeitura e disse que “recebeu o relatório e realizou os reparos solicitados”. O departamento ainda alegou que os radares instalados na estrada pelo Executivo entraram em funcionamento “somente um ano após a conclusão das obras”.

A recuperação asfáltica teve início em dezembro de 2021 e integrou o programa Novas Estradas Vicinais, do Governo de São Paulo. A obra foi concluída em janeiro de 2023 e o investimento total foi de R$ 14,2 milhões.

Publicidade