01 de outubro de 2024 Atualizado 19:36

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

PASSAGEM

Ponte do Guaicurus, sobre o Ribeirão Quilombo, não será reconstruída

Dificuldade de acesso ao local e tipo de construção são motivos alegados por secretário

Por Gabriel Pitor

02 de março de 2024, às 09h08

A ponte que ficava sobre o Ribeirão Quilombo, próxima ao Condomínio Residencial Guaicurus e ao Sesi, em Americana, não será reconstruída.

A passagem, utilizada por moradores dos bairros Nova Americana e Chácara Machadinho, cedeu após as fortes chuvas na cidade em 29 de dezembro de 2022.

Estrutura da antiga ponte ainda se encontra no local – Foto: Claudeci Junior/Liberal

A informação foi confirmada pelo secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Camargo Neves, em entrevista ao LIBERAL nesta semana.

Ele ainda disse que a construção de uma passarela está sendo estudada junto à Rumo, responsável pela administração da linha férrea que passa pelo município.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

De acordo com Adriano, a ponte não será reconstruída por dois motivos. O primeiro é a dificuldade para fazer as obras no local onde ficava a passagem.

No lado da Avenida Bandeirantes a prefeitura consegue fazer as manutenções, mas no lado da linha de trem o acesso não foi permitido pela Rumo e a administração teria de tirar cerca de 100 metros de mata ciliar para conseguir trafegar com caminhões e tratores.

O segundo motivo é o perfil da ponte, que ficava no nível do ribeirão, o que não é mais permitido. “Os órgãos ambientais não deixam mais fazer um projeto desse tipo, porque se estiver alguém andando no momento de uma chuva, pode ser levado pela correnteza”, explicou Adriano.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

O secretário disse que está estudando junto à Rumo a construção de uma passarela que ligaria a Rua Silvino Bonassi à Avenida Bandeirantes. As últimas conversas aconteceram na semana passada e a empresa teria dito que tentaria colocar no cronograma de obras.

Ao LIBERAL, a concessionária disse que está analisando a possibilidade de fazer a passarela.

Publicidade