08 de março de 2021 Atualizado 15:37

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Obras da transposição da Florindo Cibin estão ‘praticamente prontas’, diz engenheiro

Sub-base de pavimento está concluída, próxima etapa é camada asfáltica; reinauguração, no entanto, depende do regime de chuvas

Por Heitor Carvalho

16 fev 2021 às 14:28

A sub-base de pavimento da Rua Florindo Cibin, no trecho da transposição do córrego da Gruta Dainese, em Americana, foi concluída nesta terça-feira (16). A próxima etapa é a aplicação da camada asfáltica e a liberação para o tráfego, no entanto, depende do regime de chuvas nos próximos dias.

A próxima etapa é a aplicação da camada asfáltica – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_09.02.2021

A informação é do engenheiro responsável pela obra Edson Carreta, ligado a empresa Di G. Zanaga Participações e Empreendimentos. “Toda a sub-base está pronta. Agora é soltar a massa (de asfalto), o que é um dia de trabalho”, explicou.

Segundo Edson, caso não chova forte na cidade, será possível liberar a via ao tráfego entre amanhã (17) e quinta-feira (18). A Prefeitura de Americana, no entanto, ainda não confirmou nenhuma data para a reinauguração do trecho.

A obra do trecho, um importante acesso que liga os bairros Morada do Sol ao Parque da Liberdade, foi iniciada no final de janeiro do ano passado e era prevista para ser concluída em seis meses. O serviço, porém, só foi concluído em outubro após atrasos sucessivos.

Em 13 de novembro de 2020, o trecho foi inaugurado pelo ex-prefeito Omar Najar (MDB). Quatro dias depois, no entanto, o asfalto cedeu após quatro sacos de lixo entupirem um dos bueiros da via durante fortes chuvas.

Desde então, a área está parcialmente interditada ao tráfego de veículos e segue em obras, que foram atrasadas, segundo Edson, por conta dos elevados índices pluviométricos registrados na cidade desde o início do ano.

“Esse é o tipo da obra que precisa finalizar com o solo seco. Se não fossem as chuvas desde quando o asfalto cedeu, as obras estariam prontas há um mês”, concluiu.

Situação da Florindo Cibin no dia 9 de fevereiro: obras perto do fim – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_09.02.2021

Serviços na via
De acordo com a Sosu (Secretaria de Obras e Serviços Urbanos), a empresa responsável pela obra também trabalha na conclusão de um trecho de lançamento de galeria e na parte da calçada, que já está 85% concluída.

No dia 10 de fevereiro a administração municipal também já havia instalado iluminação de LED no trecho. Neste ano, a substituição das lâmpadas antigas de vapor de sódio já ocorreu nas regiões do convívio e ruas da área central do município, totalizando 1.016 pontos.

Publicidade