15 de junho de 2024 Atualizado 17:54

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

LIBERAL, 71

LIBERAL chega aos 71 anos e investe na oferta de publicidade no Instagram

Jornal já produziu mais de 80 vídeos publicitários no formato de Reels

Por Redação

01 de junho de 2023, às 07h34 • Última atualização em 01 de junho de 2023, às 16h39

Tradicionalmente conhecido pela publicidade impressa, o LIBERAL passou a oferecer nos últimos meses outros formatos para anunciantes. Completando 71 anos nesta quinta-feira (1º), o jornal tem produzido conteúdos publicitários em plataformas como o Instagram, onde conta com mais de 80 mil seguidores.

Desde o ano passado, o LIBERAL já produziu cerca de 90 vídeos em formato de Reels, formato que tem sido bastante utilizado e procurado por anunciantes de segmentos diversos. Em geral, o cliente contrata a produção do conteúdo, que é feita por profissionais do jornal. Após ser aprovado, o vídeo é postado no perfil do LIBERAL no Instagram (@o_liberal).

No total, os vídeos feitos pelo jornal para clientes tiveram um alcance de 1,7 milhão de contas e quase 2 milhões de visualizações. Em segmentos como gastronomia, imóveis e vestuário, alguns conteúdos chegam a alcançar quase 90 mil visualizações de maneira orgânica (sem impulsionamento), apenas pelo perfil do LIBERAL.

Impresso, site, rádios, Instagram: quer anunciar no LIBERAL? Fale com o departamento comercial

Diretor comercial do Grupo Liberal, Fernando Giuliani explica que a oferta da publicidade neste formato se deu por conta da relevância do jornal nas redes sociais e pela demanda de clientes, especialmente locais.

A presença do LIBERAL nas principais plataformas digitais – Foto:

“Hoje, conseguimos que uma loja ou restaurante na cidade, que tenha poucos seguidores nas redes sociais, por exemplo, seja visto pelos milhares de seguidores do LIBERAL”, comenta Fernando, que acrescenta que o jornal oferece também publicidade por meio dos Stories do Instagram.

Mais da metade dos seguidores do perfil do jornal no Instagram é local – ou seja, de cidades como Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa. “Por isso, temos como foco clientes e anunciantes que sejam locais e busquem um público próximo, que é nossa audiência e que nos acompanha diariamente”, comenta o diretor comercial.

Outros formatos

Além do Instagram, o jornal também oferece aos anunciantes outros formatos. É possível incluir um conteúdo publicitário em plataformas como o Facebook, onde o jornal tem mais 229 mil seguidores, e no WhatsApp, em que quatro mil contatos recebem notícias diárias produzidas pelo LIBERAL.

Além disso, a Redação do jornal ainda produz uma newsletter, que entrega o noticiário local diretamente nos e-mails de cerca de 6 mil contatos.

Jornal surgiu como veículo crítico e independente

A história do LIBERAL começou nos anos 50, quando os três fundadores – Jessyr Bianco, Romeu Mantovani e Arnaldo Mantovani – decidiram colocar em prática a ideia de um jornal independente e crítico ao governo municipal na época.

A primeira edição circulou no dia 1º de junho de 1952, com páginas e textos produzidos manualmente, letra por letra, que, com o passar dos anos, se tornou mais ágil e moderno. O foco do noticiário era Americana, cidade que dava início a uma transformação industrial que se intensificaria nas décadas seguintes.

“O povo americanense aprendeu a confiar no jornal. Se ele constitui, hoje, algum patrimônio, à coletividade o devemos. Foi ela, na realidade, que o criou”, disse Jessyr Bianco em entrevista em 2002.

Atualmente, o Grupo Liberal tem sua sede na Vila Santa Catarina, onde possui ainda um parque gráfico que atende a impressão de outros jornais. Além do noticiário no impresso e na internet, fazem parte do grupo as rádios Gold (FM 94.7) e Clube (AM 580).

Leia mais sobre a história do LIBERAL aqui.

Publicidade