24 de abril de 2024 Atualizado 09:13

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Gualter Amado é eleito relator da CEI do DAE novamente

O objetivo desta comissão é apurar a falta d’água constante na cidade

Por George Aravanis

04 de junho de 2019, às 09h47 • Última atualização em 04 de junho de 2019, às 09h56

O vereador Gualter Amado (PRB) foi eleito nesta segunda-feira (3), novamente, o relator da CEI (Comissão Especial de Inquérito) do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana.

Gualter já fazia a relatoria dos trabalhos, mas a reunião em que ele foi eleito, realizada em 3 de abril, acabou anulada após um recurso de um grupo de vereadores. A base do prefeito na câmara argumentava que não havia justificativa para que a reunião fosse convocada em prazo emergencial.

Na segunda, Gualter venceu Kim (MDB) por cinco votos a quatro. O próximo encontro ocorre na quinta-feira, quando serão discutidas a solicitação de documentos do período investigado – 2009 a 2015.

CEI do DAE

O objetivo desta comissão é apurar a falta d’água constante, a qualidade do recurso hídrico, suposto mau uso dos recursos públicos e gastos com publicidade, entre outras questões.

Possíveis irregularidades também devem ser investigadas, entre elas, o suposto retalhamento de bombas d’água que poderiam ter sido recuperadas e foram vendidas como sucata em 2018, segundo o grupo.

Os empréstimos do DAE à prefeitura também estão no alvo. Entre 2017 e 2018, a autarquia repassou ao governo R$ 32 milhões em dois empréstimos – o de 2017, no valor de R$ 12 milhões, já foi devolvido. Outro fato, apontado pelo vereador Padre Sérgio (PT), é que o DAE teria comprado 214 metros de tubulação sem necessidade e, depois, teria soterrado o equipamento.

Publicidade