23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Após 4 meses

Em meio a reclamações sobre atraso, obra na Nicolau João Abdalla é retomada

Intervenção teve início no dia 15 de setembro de 2020 e a previsão era que fosse concluída em 45 dias

Por

27 de janeiro de 2021, às 13h38 • Última atualização em 28 de janeiro de 2021, às 15h36

A Prefeitura de Americana retomou as obras de recuperação na Avenida Nicolau João Abdalla, após as chuvas atrapalharem o andamento do serviço. Segundo a Sosu (Secretaria de Obras e Serviços Urbanos), foi aplicada, na manhã desta terça-feira (26), a massa asfáltica na via.

A obra, realizada em parceria com a empresa Suzano, deve melhorar o tráfego de veículos na região, que recebe veículos pesados.

No local, foi executado o alargamento da via, que liga o Centro de Americana com a região do Antônio Zanaga, além da reconstrução do pavimento, guias, sarjetas e drenagem de água.

Ao todo, serão executados 6.300 metros quadrados de pavimento, numa extensão de 600 metros. Para executar as obras de asfaltamento e drenagem, a prefeitura contratou a empresa FFL Sinalização, Comércio e Serviço.

Avenida Nicolau João Abdalla ganhou novo asfalto – Foto: Marília Pierre / Prefeitura de Americana

Desde o dia 15 de setembro do ano passado, a avenida passa por obras de duplicação no trecho entre rotatória da Rua Lírio Correa até a Rua José Nicoleti, na região do bairro Parque Nova Carioba.

A previsão inicial era de que as obras ficassem prontas 45 dias após o início das intervenções. No entanto, mais de quatro meses depois, a duplicação da via não foi concluída, o que tem causado reclamações de moradores da região.

O motorista Jackson Pereira de Souza, 43 anos, mora no Jardim São Domingos e tem tido vários problemas devido ao grande fluxo de veículo que acabou desviado para o seu bairro.

“Uso o trajeto para ir ao trabalho todos os dias e está cada vez pior por causa das chuvas. Fecharam a Avenida Europa e agora todos os carros estão passando na minha rua”, reclama.

“Na frente da minha casa tem um vazamento que já foi consertado várias vezes, mas logo afunda de novo por conta fluxo de carros, caminhões e ônibus que começaram a passar aqui”, afirma.

A faxineira Rivanete Dias da Silva, 51 anos, vive no Parque Nova Carioba e relatou que as obras, além de deixarem o trânsito na região mais perigoso, também tornaram o bairro mais barulhento.

“Eu já vi acidente aqui na esquina por causa da buraqueira que os caminhões estão formando na rua. Isso além das noites perdidas de sono, porque o barulho das carretas e dos caminhões passando aqui é fora do comum. É a madrugada toda”, lamenta.

Enquanto as obras estão em andamento, o trecho está interditado. O condutor que estiver no sentido Centro-bairro tem que desviar pela rotatória da Rua Carioba com a Avenida Europa e seguir pela Avenida do Compositor, Rua Tom Jobim, Avenida da Música e Rua José Nicoletti, até chegar à Nicolau João Abdalla.

Para aqueles que estão no sentido bairro-Centro, o desvio é feito pela Avenida Atílio Dextro. Depois, o motorista deve ir pela Avenida da Música e Avenida do Compositor, por onde acessará a rotatória da Rua Carioba com a Avenida Europa.

A Prefeitura de Americana disse que os atrasos nas obras ocorreram por conta das chuvas dos últimos meses, que dificultaram o andamento da intervenção na via.

Em nota, a Suzano disse que cumpriu, dentro do prazo, todas as tratativas referentes às obras de revitalização da avenida.

“Conforme comunicado divulgado pela prefeitura, as chuvas sequenciais e algumas interferências encontradas alteraram o cronograma da obra”, afirmou a empresa.

Podcast Além da Capa
São 11 novos vereadores em Americana a partir deste ano na comparação com a legislatura que terminou em 2020. Falamos sobre o desenho que se apresenta na atuação dos parlamentares e a relação com a pandemia da Covid-19 nesse contexto.

Publicidade