26 de abril de 2024 Atualizado 17:36

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Trânsito

Paradas, obras da Avenida Nicolau João Abdalla causam transtorno

Serviço anunciado em 15 de setembro tinha um prazo de conclusão de 45 dias

Por Heitor Carvalho

25 de novembro de 2020, às 08h30

As obras de duplicação de trecho da Avenida Nicolau João Abdalla, que liga o Centro de Americana com a região do Antônio Zanaga, estão paradas. A situação tem causado transtorno a quem mora ou passa pelas proximidades da via.

O início da obra foi anunciado em 15 de setembro, com prazo de 45 dias. No entanto, 70 dias após a data, a duplicação ainda não foi concluída. O LIBERAL esteve no local nesta semana e não encontrou nenhum trabalhador na área.

Serviço anunciado em 15 de setembro tinha um prazo de conclusão de 45 dias – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Para o alargamento da avenida estão sendo executados 6,3 mil metros quadrados de pavimento, numa extensão de 600 metros. O trecho compreendido vai da Rua Lírio Correa até a Rua José Nicoleti, na região do Parque Nova Carioba.

O autônomo Guilherme de Paula, de 31 anos, mora no Residencial Jaguari e reclama dos reflexos. “O bairro não suporta o tráfego de tanto caminhão pesado. Os caminhões passam por dentro para contornar aquela obra e entrar na Suzano. As ruas estão sendo destruídas”, reclama sobre a situação.

Enquanto as obras estão em andamento, o trecho está interditado. O condutor que estiver no sentido Centro-bairro tem que desviar pela rotatória da Rua Carioba com a Avenida Europa e seguir pela Avenida do Compositor, Rua Tom Jobim, Avenida da Música e Rua José Nicoletti, até chegar à Nicolau João Abdalla.

Para aqueles que estão no sentido bairro-Centro, o desvio é feito pela Avenida Atílio Dextro. Depois, o motorista deve ir pela Avenida da Música e Avenida do Compositor, por onde acessará a rotatória da Rua Carioba com a Avenida Europa.

Prefeitura disse que as ações estão paradas por conta de interferências encontradas em tubulação – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Franciele Ziviani de Assis, 37 anos, também trabalha como autônoma e mora no Nova Carioba há 14 anos. Ela disse que o bairro sempre teve problemas de acesso e que o asfalto da área está todo esburacado.

“O trânsito foi desviado por avenida dentro do bairro. E agora surgiram vários pontos que estão nos preocupando, como o aumento do fluxo de veículos e em alta velocidade. Os caminhões carregados também estão danificando seriamente o asfalto”, explica.

A situação também tem colaborado para que ocorram acidentes. No último sábado, 22, um motociclista ficou levemente ferido após colidir com um carro na avenida. Ele tentou frear, mas não conseguiu parar por conta dos pedregulhos na via.

Em nota, a Secretaria de Obras de Americana disse que as intervenções na avenida estão paradas porque foram encontradas interferências na tubulação de rede de águas pluviais, o que acarretou na necessidade de alteração do projeto original.

Para executar as obras de asfaltamento e drenagem, a prefeitura contratou a empresa FFL Sinalização, Comércio e Serviço. O LIBERAL tentou contato por telefone com a construtora, mas não teve êxito.

Publicidade