ABASTECIMENTO
DAE afasta funcionário por erro na captação e falta d’água segue pelo 3º dia
Funcionário demorou a informar rompimento de uma junta, o que levou ao comprometimento de motores das bombas de captação
Por Gabriel Pitor
11 de junho de 2024, às 07h47 • Última atualização em 11 de junho de 2024, às 09h26
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/americana/dae-afasta-funcionario-por-erro-na-captacao-e-falta-dagua-segue-pelo-3o-dia-2191211/
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana afastou um funcionário devido a um erro no monitoramento do sistema de captação de água.
O trabalhador demorou para informar o rompimento de uma junta no último sábado (8) e com isso os motores das bombas de captação foram danificados, o que fez com que a cidade chegasse nesta segunda-feira (10) ao terceiro dia com problemas no abastecimento.
De acordo com a autarquia, o sistema de captação do Rio Piracicaba é monitorado por câmeras e possui um operador de bomba responsável por acompanhar, por meio de uma tela, e fazer rondas a cada 30 minutos para verificar o local.
Na madrugada de sábado, quando houve o rompimento em uma junta de um registro da captação, o funcionário teria de acionar, imediatamente, seus superiores no DAE. Porém, esse aviso só aconteceu duas horas após o ocorrido, segundo gravação das câmeras de monitoramento. Como as bombas ficam em um lugar fechado, semelhante a um fosso, a água começou a subir.
📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
De acordo com o departamento, há um sensor que detecta rompimentos e ativa uma outra bomba, que retira a água do local. Entretanto, isso não teria sido suficiente para impedir que os maquinários ficassem completamente submersos, o que danificou os motores.
Diante da situação, o DAE afastou o trabalhador e informou que iniciou processo de abertura de sindicância para apurar os fatos. Na tarde desta segunda, um dos quatro motores da nova captação foi religado, aumentando o nível de captação para 90%.
Reclamações
Embora a autarquia tenha providenciado as manutenções, a situação fez com que Americana chegasse, nesta segunda, ao terceiro dia consecutivo com falta d’água.
O LIBERAL recebeu reclamações de moradores dos bairros São Vito, São Luiz, Terramérica, Vila Amorim, Parque Gramado, Vale das Paineiras, Praia dos Namorados, Jardim da Balsa, Cidade Jardim e Santa Maria.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!
A aposentada Vera Lúcia Braconi, de68 anos, mora no São Vito e disse que tem ido buscar água em poços artesianos. “Não enche a caixa, eu uso o banheiro com um balde e quando vou tomar banho, lavo a cabeça no tanque de roupa”, contou.
Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!
Já o assistente de TI e morador do São Jerônimo Maurício Marques Corniani, 37, relatou que por volta das 5h desta segunda, depois de três dias sem abastecimento, a água chegou a voltar em pequena quantidade, mas logo parou.
A reportagem constatou que vários reservatórios do município estavam com níveis baixos. O DAE explicou que isso é normal devido à quantidade de água captada e informou que a normalização do abastecimento está sendo gradativa.