14 de junho de 2024 Atualizado 14:36

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Água

Abastecimento de água foi normalizado em 70% de Americana, segundo o DAE

Sistema antigo de captação garante retomada do fornecimento de água; autarquia pede consumo consciente

Por Guilherme Magnin e João Colosalle

08 de junho de 2024, às 20h08 • Última atualização em 09 de junho de 2024, às 09h21

Após o rompimento de uma junta de registro na captação de água bruta de Americana, no Rio Piracicaba, que paralisou o sistema e prejudicou o abastecimento em várias regiões da cidade neste sábado (8), o DAE (Departamento de Água e Esgoto) informou na noite deste mesmo dia que 70% do fornecimento de já havia sido normalizado no município.

Captação teve sistema prejudicado e motores foram enviados para manutenção – Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação

Ainda de acordo com a autarquia, o índice deve seguir aumentando até que a cidade seja gradativamente abastecida, até a totalidade. Apesar disso, é importante ressaltar a necessidade do consumo consciente, a fim de evitar novas situações de desabastecimento.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O problema desta manhã comprometeu os quatro motores da nova captação, que já foram enviados para manutenção e devem ser colocados em funcionamento na próxima terça-feira (11).

No entanto, quando o defeito foi constatado, o antigo sistema de captação foi ativado para o abastecimento da cidade, garantindo a retomada do serviço na maior parte do município.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Problema recorrente

Esta é, ao menos, a terceira vez em quatro meses que Americana enfrenta problemas na captação do Rio Piracicaba. Em fevereiro, o rompimento de um anel de vedação de uma adutora do sistema afetou o abastecimento em toda a cidade.

Poucos dias antes deste episódio, o departamento precisou realizar uma manutenção em um dos filtros da Estação de Tratamento de Água 1, que teve uma comporta danificada. Com isso, foi necessário diminuir a vazão de água captada.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Publicidade