Motors
Fiat Toro Ultra vem fazendo sucesso no mercado brasileiro
Modelo conta com nada menos que 10 versões diferentes, seis delas na linha com o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm
Por Eduardo Rocha - Auto Press
06 de março de 2021, às 11h47
Link da matéria: https://liberal.com.br/mais/motors/fiat-toro-ultra-vem-fazendo-sucesso-no-mercado-brasileiro-1455824/
Enquanto os norte-americanos adoram personalizar seus automóveis, os brasileiros, ao contrário costumam valorizar os carros que mantêm as características originais. Esse comportamento abre um espaço para que a própria indústria crie versões específicas para diferenciar os modelos de uma mesma gama.
Para oferecer um leque de “personalização de fábrica” e garantir a rentabilidade do negócio, no entanto, é preciso ter uma massa crítica mínima na produção. Ou seja: carros mais bem vendidos podem oferecer mais versões. Caso da picape Fiat Toro. O modelo conta com nada menos que 10 versões diferentes, seis delas na linha com o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm.
Quando foi lançada, em 2016, o modelo de topo era a Volcano. Em 2018, passou a ser a versão “caipira chique” Ranch. Em 2019, chegou a versão Ultra, a mais urbana e sofisticada da linha. Ela meio que divide com a Ranch a condição de modelo de topo, mas como vem com a tampa rígida de caçamba, pomposamente batizada de Dynamic Cover, ela acaba saindo cerca de R$ 2 mil mais cara: R$ 181.490 (R$ 184.593 no Estado de São Paulo). O único opcional disponível é a pintura metálica, que acrescenta cerca de R$ 2.500 ao valor.
A ideia da Fiat Toro Ultra é apostar no conceito chamado de SUP, sigla para sport utility pick-up. Ou seja: junta o conforto e versatilidade dos SUVs, mas mantém a capacidade de trabalho de uma picape. E o principal responsável por essa mudança de foco é mesmo a tampa rígida que cobre a caçamba, que oferece maior segurança para o uso em cidades.
Com ela, é possível criar uma área de bagagem fechada, realmente protegida, enquanto a tradicional capota marítima oferece uma proteção mais visual do que prática. A tampa rígida é removível e vem com uma capa protetora para ser guardada.
Para reforçar a urbanidade da Toro, os detalhes estéticos incluídos no modelo buscam dar um ar mais sofisticado e luxuoso. Em relação às versões mais luxuosas da Toro, a Ultra perde vários cromados, como o dos frisos na grade, das maçanetas, do friso na base da janela, do friso base da porta e na moldura do cluster do farol de neblina, que passam a ser pretos no carro.
A parte interna da moldura de proteção na base do para-choque, o chamado overbump, que em geral é prateado, aqui é preto e o emblema da Fiat é na versão escurecida, como na S Design. Outro detalhe que diferencia a Ultra são as rodas aro 18, diamantadas e parcialmente pintadas em preto brilhante. Elas calçam pneus 225/60 R17.
A carcaça dos retrovisores externos, normalmente pintada na cor do carro ou como na Ranch, cromado, é em preto brilhante. As maçanetas são na cor do veículo, assim como a tampa traseira e a carenagem do santantônio integrado. Estribos e rack de teto são em preto. Na tampa traseira, o logo da Fiat, que atua como maçaneta, aqui é em preto, e as letras de identificação são em metal polido. Ali fica um dos quatro emblemas em metal polido e preto com a palavra Ultra – os outros ficam cada um em uma das portas dianteiras e o último no console central, logo abaixo do comando do ar-condicionado.
No painel, apenas os anéis em torno dos botões do ar-condicionado e do velocímetro e conta-giros são cromados.
O nome Ultra em cinza volta a aparecer no encosto dos bancos dianteiros. Um detalhe que também distingue a versão é a moldura da tela da central multimídia, em preto brilhante.
O sistema Uconnect traz uma tela touch de sete polegadas, com conexão via Bluetooth e via cabo USB com Apple CarPlay e Android Auto, e conta com GPS nativo e acesso por comando de voz. O painel também traz outra tela de sete polegadas, que permite monitorar diversas funções do carro e informações do computador de bordo, através do volante multifuncional – por onde ainda se aciona o controle de cruzeiro.
A Ultra ainda conta com sete airbags, ar-condicionado de duas zonas e sensores de chuva, de luz e de obstáculos traseiro integrado à câmera de ré.
Fiat Toro Ultra 2.0 AT9 4X4
- MOTOR: diesel, dianteiro, transversal, 1.956 cm³, turbo, quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro
- CÂMBIO: automático de nove marchas à frente e uma a ré. Tração 4X4. Oferece controle de tração
- POTÊNCIA: 170 cv a 3.750 rpm
- TORQUE MÁXIMO: 35,7 kgfm a 1.750 giros
- PNEUS: 225/65 R17
- PESO: 1.930 kg
- CAÇAMBA: 850 litros
- TANQUE: 60 litros
- PRODUÇÃO: Goiana, Pernambuco
- PREÇO: R$ 181.490 (R$ 184.593 em São Paulo)