Em fevereiro
Rio Branco terá história contada em almanaque
Livro vai detalhar a trajetória do clube desde sua fundação, em 1913, até a disputa da Segunda Divisão de 2020
Por Rodrigo Alonso
05 de janeiro de 2021, às 08h03
Link da matéria: https://liberal.com.br/esporte/esportes-da-regiao/rio-branco-tera-historia-contada-em-almanaque-1403526/
O Rio Branco terá sua história detalhada em um almanaque com lançamento previsto para fevereiro. Composta por 576 páginas, a obra vai contar a trajetória do clube desde sua fundação, em 1913, até a disputa do Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão de 2020.
O livro “Almanaque do Rio Branco – O Embaixador de Americana” é um projeto cultural realizado por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, que tem iniciativa do jornalista Claudio Gioria, produção cultural da 3marias e patrocínio dos Supermercados São Vicente.
A obra será dividida em três partes, entre elas a seção “Jogo a Jogo”, que contará com as fichas técnicas de 2,1 mil jogos do Rio Branco, curiosidades de diversas partidas e as classificações de cada fase de campeonatos disputados pelo Tigre.
Na seção “Quem é Quem”, os torcedores poderão ver a biografia de cada um dos 1.637 jogadores e 108 treinadores que trabalharam no clube, com direito a número de jogos, gols, vitórias, empates e derrotas. Haverá fotos de 1.321 atletas e 96 técnicos.
Em outras 240 páginas, o livro vai detalhar os 107 anos de vida do Rio Branco, inclusive com informações sobre a construção do estádio Décio Vitta, além de uma série de números e curiosidades na seção “Tira-Teima”. Serão 1.100 exemplares.
“São centenas de pessoas entrevistadas, fotos… A gente conseguiu reunir em um almanaque muito mais do que eu me propus no início, que era só reunir as fichas dos jogos”, diz Gioria.
O almanaque reúne cerca de 20 anos de pesquisa do jornalista e completa um projeto de preservação da história do clube. Tudo começou em 2016, com o lançamento do documentário “Tigre de Americana, Uma Paixão Centenária”.
O filme também foi produzido por meio do ProAC, com direção de Luciana Teixeira e patrocínio dos Supermercados São Vicente. Neste ano, a obra passou a estar disponível no link hotm.art/FilmeTigredeAmericana.