21 de Maio de 2020 Atualizado 11:03

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

VIDEOCONFERÊNCIA

Rio Branco e União Barbarense se reúnem com a FPF no dia 26

Encontro vai tratar do futuro do Paulista Sub-23 Segunda Divisão, que teve o início suspenso por causa do novo coronavírus

Por Rodrigo Alonso

20 Maio 2020 às 18:16 • Última atualização 21 Maio 2020 às 11:03

Rio Branco e União Barbarense vão se reunir com a FPF (Federação Paulista de Futebol) na próxima terça-feira (26), a partir das 17 horas, por meio de videoconferência.

O encontro vai tratar do futuro do Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão, que teve seu início suspenso por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Clubes têm diferentes expectativas sobre o encontro da próxima terça – Foto: Arquivo / O Liberal

A federação vai dialogar com todos os 42 clubes participantes. Haverá reuniões separadas, entre os dias 26 e 28. As equipes estarão divididas conforme o chaveamento da competição.

Primeiro, no dia 26, às 15 horas, a FPF conversará com os times do Grupo 1. Depois, será a vez dos integrantes do Grupo 2, formado por Rio Branco, União Barbarense, Santacruzense, Assisense, XV de Jaú, Independente e Vocem.

As reuniões com os times das outras quatro chaves estão marcadas para os dois dias seguintes. A federação convocou todos os clubes por meio de ofício.

Diretor de futebol do União, Clayton Vieira espera que, nos encontros, a FPF apresente alguma definição quanto ao torneio.

“Alguma coisa de concreto e positivo deve ter. Imagino que seja esse o motivo dessa convocação para essa videoconferência, de repente já imaginando um retorno aos treinos”, diz o dirigente, que representará o Leão da 13 na videoconferência.

Em contrapartida, o vice-presidente de futebol do Rio Branco, Eder Duarte, acredita que a federação não tomará nenhuma decisão sobre o campeonato, pelo menos por enquanto.

“Ela deve dizer, mais ou menos, o que disse nas reuniões da base, que tudo vai depender do decreto governamental e dos organismos de saúde. Não vai fugir muito disso”, afirma. O representante do Tigre na reunião deverá ser Eder ou o presidente Gilson Bonaldo.

Indefinição

O Paulista Sub-23 Segunda Divisão, equivalente à quarta divisão estadual, começaria no dia 18 de abril, com encerramento em 13 de setembro. Ainda não há uma nova data para o início da competição.

“O pior cenário é a indefinição. E o tempo está passando. E, a cada dia que passa, vai ser complicado”, lamenta Eder.

Também existe expectativa por mudanças na forma de disputa. “Eu torço para que aconteça a competição da forma mais rápida possível, com menor custo possível, mais regionalizada, com menos equipes por grupo”, diz Clayton.

Segundo o dirigente unionista, dependendo do tempo que demorar para o começo do campeonato, haverá alterações no planejamento do clube, com possibilidade de cortes no plantel. “Se a gente ver que vai prorrogar muito, principalmente a volta aos treinos, com certeza terá de ser mudada alguma coisa”.

Podcast Além da Capa
Diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em virtude da determinação de paralisação de atividades econômicas e do isolamento social forçado pela quarentena, o reflexo no mercado de trabalho é um dos principais termômetros para medir os danos. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com o repórter George Aravanis, que trata do aumento dos pedidos de seguro-desemprego e acompanha os anúncios de suspensões de contrato de trabalho em empresas da RPT (Região do Polo Têxtil).