06 de dezembro de 2021 Atualizado 14:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura na região

Clarice Lispector inspira espetáculo em Hortolândia

Peça, que estreia nesta sexta-feira, será exibida durante o final de semana; produção foi contemplada pela Lei Aldir Blanc

Por Stela Pires

10 set 2021 às 08:39

“A Hora da Estrela”, obra da escritora Clarice Lispector, inspira o espetáculo teatral “Enquanto eu tiver perguntas”, que estreia nesta sexta-feira (10), às 20h, em Hortolândia.

Serão três apresentações remotas e online via YouTube, todas elas inclusivas, com interpretação simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e opção de audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão.

A peça é baseada no romance “A hora da estrela” da escritora Clarice Lispector. O espetáculo resulta do “Projeto SIM! Corpo Clarice”.

A atriz Brisa Vieira em cena; ela interpreta a personagem Macabéa – Foto: Nina Pires / Divulgação

“Enquanto eu tiver perguntas” aborda o processo de escrita de uma história, marcada pelas aparições de Macabéa. Migrante nordestina, ela coleciona recortes de revistas que retratam um mundo ideal – ao qual ela não tem acesso – enquanto ouve inúteis anúncios de uma rádio.

Na obra, Clarice compartilha com o leitor questões relacionadas ao ato de escrever. A partir do livro, a peça trata, em primeiro plano, do artista às voltas com a perplexidade, as angústias e alegrias do processo criativo, mas também enfoca outras questões fundamentais da existência humana, como a iminência da morte e a indignação frente às mazelas sociais que atingem tantas pessoas no mundo.

Com direção de Moacir Ferraz, a peça tem no papel de Macabéa, bem como no da escritora, a atriz Brisa Vieira, também responsável pela produção e pesquisa. A trilha sonora foi criada especialmente para o espetáculo e dialoga com a cena, criando atmosferas que apoiam a atuação e constroem narrativas. Os universos das duas personagens da peça se diferenciam musicalmente pela instrumentação, melodia e harmonia.

Contemplada pela Lei Aldir Blanc de Hortolândia, a peça terá mais duas apresentações neste final de semana (11 e 12), também às 20h, podendo ser vista pelo canal do YouTube da companhia. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

Espetáculo “Enquanto eu tiver perguntas”

Data: sexta, sábado e domingo (10, 11 e 12), às 20h
Canal do YouTube: www.youtube.com/c/ManifestACompanhia

*Estagiária sob supervisão de Valéria Barreira

Publicidade