25 de abril de 2024 Atualizado 23:14

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COVID-19

Reabertura não pode ser confundida com relaxamento, diz Denis Andia

Prefeito de Santa Bárbara pede que população só saia de casa se for "realmente necessário"; Tivoli reabre nesta quinta

Por André Rossi

03 de junho de 2020, às 20h52 • Última atualização em 04 de junho de 2020, às 11h44

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia (PV), disse nesta quarta-feira (3) que o momento de reabertura econômica vivido no Estado não pode ser confundido com relaxamento em relação às medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

A cidade reabriu o comércio de rua na última segunda-feira (1º) com longas filas, principalmente em frente de redes varejistas. No decreto municipal, a prefeitura permitiu o funcionamento das 10h às 14h, de segunda à sexta, e aos sábados das 9h às 13h.

Prefeito Denis Andia reforçou a importância de que as pessoas só saiam de casa se realmente precisarem – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

“Ao longo desses últimos dias, o ponto é sempre a questão do comércio. Não se pode perder uma mensagem que é essencial nesse momento: não é hora de relaxamento das pessoas. Não é porque há algum tipo de abertura que nós devemos indiscriminadamente sair de casa”, afirmou Denis durante coletiva de imprensa.

A retomada econômica do “Plano São Paulo” é realizada de acordo com a classificação das regiões do Estado, que foi definida pelo governo paulista com base na disponibilidade de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para Covid-19 e na evolução de casos durante a pandemia.

Santa Bárbara faz parte da região do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas, que está na fase 2 do plano. A reabertura gradual nesta etapa prevê a liberação de funcionamento de escritórios, comércio, shoppings (ou galerias), concessionárias e imobiliárias.

Técnicos da prefeitura visitaram nesta quarta as instalações do Tivoli Shopping, que reabre as portas nesta quinta-feira (4). O empreendimento foi autorizado a funcionar das 14h às 18h.

Diante das flexibilizações, o prefeito reforça o pedido para que a população só saia de casa se for realmente necessário.

“As pessoas que precisam de um alento no setor econômico, estão tendo esse alento, mas para que a gente possa dar os outros passos, todo mundo precisa emanar numa mesmo sentido de se cuidar”, explicou Denis.

“Se precisar sair de casa para ir numa dessas atividades que agora estão parcialmente liberadas, que faça isso se for necessário, se realmente precisar. Se não precisar, continue se preservando. Não é hora de se expor”, ressaltou o prefeito.

Tivoli

A inspeção no shopping foi de caráter preventivo para orientar os lojistas e funcionários sobre as medidas sanitárias de segurança no combate à pandemia, além de verificar o planejamento para a reabertura parcial.

O acesso de veículos estará liberado somente pela Avenida Santa Bárbara. O acesso dos clientes ao shopping se dará pela entrada da Portaria A (localizada ao lado da Renner).

As cancelas serão automatizadas para evitar que o cliente aperte o “botão” e o ticket sairá automaticamente. Haverá uma cancela para quem desejar utilizar os sistemas Sem Parar, Conect Car, e outros.

Os bebedouros não estarão funcionando e o empréstimo de carrinhos de bebê está suspenso. Cadeiras de rodas e motorizadas, quando necessárias, serão emprestadas mediante higienização realizada antes e após o uso.

Podcast Além da Capa
O novo coronavírus representa um desafio para a estrutura de saúde de Americana, assim como outros municípios da RPT (Região do Polo Têxtil), mas não é o primeiro a ser encarado. H1N1, dengue, malária, febre maculosa. Outras doenças também modificaram rotinas, exigiram cuidados além do trivial – ainda que não tenha havido quarentena, como agora – e servem de experiência para traçar paralelos com o atual cenário. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com a repórter Marina Zanaki, que assina uma série de reportagens sobre outras epidemias em Americana.

Publicidade