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trânsito

DER estuda rebaixar asfalto ou elevar viaduto para evitar novos acidentes na SP-304

Trecho do km 139 passou por obras neste mês após um caminhão atingir e danificar a estrutura; local deve ser liberado na próxima semana

Por Lucas Ardito*

25 de julho de 2024, às 07h22

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) estuda rebaixar o asfalto ou elevar o viaduto que fica sobre o km 139 da Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Santa Bárbara d’Oeste. A análise da área técnica do departamento tem o objetivo de evitar novos acidentes no trecho, que está alterado há cerca de um mês e meio. 

No dia 14 de junho, um caminhão que trafegava pela área atingiu o viaduto, que teve a estrutura danificada. Por conta disso, o DER precisou interditar o local para realizar uma análise técnica, que constatou a necessidade de obras de reparo. A previsão inicial era de um custo de R$ 170 mil

Após nova interdição, DER estuda mudanças no trecho do km 139 da SP-304 – Foto: Leonardo Matos/Liberal

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De acordo com o departamento, a manutenção foi finalizada nesta terça-feira (23). Para que o trecho seja liberado, resta apenas o período de cura do concreto utilizado na estrutura.

A liberação do tráfego está prevista para o início da próxima semana, podendo ser alterada de acordo com as condições meteorológicas.

Até que o trânsito seja restabelecido, o DER orienta duas rotas alternativas: os acessos pelo retorno do km 138, na pista leste, assim como o km 140, na pista oeste.

O viaduto recebe, em média, cerca de 60 mil veículos diariamente e convive com problemas envolvendo caminhões. Em setembro de 2021, por exemplo, outro veículo atingiu a ponte e danificou a estrutura, que teve de ser interditada por 10 meses, sendo que as obras de reparo demoraram sete meses para serem iniciadas. 

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Na câmara

O assunto foi levado à Câmara de Santa Bárbara na última terça (23), pelo vereador Joi Fornasari (DC). Por meio de uma moção, o político solicitou que o DER e o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), analisem o rebaixamento da SP-304 no trecho abaixo do viaduto. 

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Além disso, Joi sugeriu um estudo sobre a instalação de câmeras de monitoramento em toda a rodovia, que tem 40 km de extensão.

Segundo o DER, não há nenhuma análise sendo feita atualmente para a instalação das câmeras. O departamento ressaltou que esse tipo de instalação é recomendada principalmente para trechos urbanos que sejam mais curtos.

*Estagiário sob supervisão de Diego Juliani.

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