26 de abril de 2024 Atualizado 08:45

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ABASTECIMENTO

DAE escolhe consórcio que vai construir nova represa em Santa Bárbara

Licitação foi reaberta em meados de junho, um ano após o anúncio da obra

Por

04 de agosto de 2021, às 08h49 • Última atualização em 04 de agosto de 2021, às 09h32

Represa vai ser aumentada; início das obras não será na data prevista – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) escolheu o consórcio que vai construir a nova represa em Santa Bárbara d’Oeste. A licitação para contratar uma empresa para a construção da represa foi reaberta pela autarquia em meados de junho, um ano após o anúncio da obra pela prefeitura.

Conforme publicado no DOE (Diário Oficial do Estado de São Paulo) do último sábado (31), o DAE escolheu a proposta do Consórcio Santa Bárbara d’ Oeste, de R$ 12.219.896,86, para realizar a execução de alteamento (novo barramento) da barragem da Represa de Cillos (Parque das Águas).

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A licitação ocorreu por modalidade de concorrência pública. Segundo a prefeitura, a empresa foi a única a participar do processo licitatório. Desde a publicação no DOE, já está correndo o prazo para recurso.

Não havendo recurso, a próxima etapa será a homologação. O LIBERAL não conseguiu falar com o Consórcio Santa Bárbara.

O cronograma de execução de obras prevê duas etapas, sendo a primeira com prazo estimado de 12 meses – em que ocorrerá a implantação do novo barramento com a nova estrutura hidráulica – e a segunda, após cumpridas as exigências legais – com a elevação do nível d’água, informa a prefeitura.

A primeira vez em que o DAE abriu licitação para a obra foi em outubro do ano passado. A autarquia suspendeu a sessão de abertura de proposta após mandado de segurança impetrado na data agendada para a abertura.

Em maio deste ano, o processo transitou em julgado, sendo o mandado de segurança extinto sem resolução do mérito. Um mês depois, o DAE deu continuidade no processo de abertura de propostas de empresas para a execução da obra.

“O mandado de segurança não afetou o projeto do barramento, apenas prolongou seu trâmite processual”, ressaltou a prefeitura na ocasião.

Conforme anunciado em junho de 2020, pelo então prefeito Denis Andia (PV), a obra tem investimento de R$ 12 milhões em recursos próprios, e vai ampliar em 100% o volume de água disponível na represa Cillo, com capacidade para armazenar mais de 3 bilhões de litros d’água.

Com a nova represa, a cidade terá uma reserva total de 12 bilhões de litros de água, garantindo o abastecimento da cidade pelos próximos 50 anos.

Santa Bárbara conta com o abastecimento de água por meio das represas Areia Branca e São Luiz, além da captação e reservação no manancial do Córrego Araçariguama.

Publicidade