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TRANSPORTE

Trem Intercidades de Campinas a SP deve começar a funcionar em 2031, diz Estado

Previsão foi divulgada nesta sexta pelo governo, que republicou o edital do leilão, previsto para fevereiro de 2024

Por Rodrigo Alonso

29 de setembro de 2023, às 12h17 • Última atualização em 29 de setembro de 2023, às 12h18

O TIC (Trem Intercidades) Eixo Norte, que vai ligar Campinas a São Paulo, deve começar a funcionar em 2031. O Governo do Estado divulgou a previsão nesta sexta-feira (29), quando republicou o edital do leilão internacional para implantação e operação do trem.

Conforme o LIBERAL noticiou nesta semana, a concorrência, agora, está prevista para 29 de fevereiro de 2024. Houve um adiamento em relação à data divulgada inicialmente, que era 28 de novembro deste ano. A empresa vencedora assumirá os serviços pelo período de 30 anos.

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O custo previsto também ficou maior: passou de R$ 12,8 bilhões para R$ 13,5 bilhões. Desse total, o Estado vai aportar R$ 8,5 bilhões, dos quais R$ 6,4 bilhões foram viabilizados por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que aprovou o financiamento no último dia 25. A origem dos outros R$ 5 bilhões necessários ainda está indefinida.

Outra novidade deste edital é com relação à tarifa. O teto continua R$ 64 para a linha expressa de Campinas a São Paulo. Porém, a média anual não pode ultrapassar R$ 50.

Ou seja, se fixar o preço em R$ 64, a concessionária deverá criar mecanismos de desconto ou promoções para que, anualmente, o custo médio das passagens seja R$ 50 ou menos.

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“A republicação não altera o cronograma de entrega do empreendimento. As alterações foram feitas para termos uma tarifa mais justa para o usuário e um projeto ainda mais atrativo. Estamos dando mais tempo para que os interessados estudem o edital e tenhamos um leilão exitoso em fevereiro do ano que vem”, disse o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, via assessoria de imprensa.

O TIC vai oferecer um serviço expresso entre a Estação Barra Funda – em São Paulo – e Campinas, com parada em Jundiaí. A viagem terá duração de 64 minutos. Ao todo, 15 trens farão esse trajeto, que possui cerca de 100 km.

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Dentro do projeto, também há o TIM (Trem Intermetropolitano), com cinco estações: Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. A linha vai contar com sete trens, e o percurso será de 44 km, com previsão de deslocamento de 33 minutos. O TIM deve entrar em operação em 2029, com tarifa de até R$ 14,05.

O edital prevê, ainda, a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Ela vai operar entre as estações Barra Funda e Jundiaí, com 57 km de extensão, 17 estações e 61 minutos de viagem. A custo da passagem vai continuar R$ 4,40.

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