26 de abril de 2024 Atualizado 20:09

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Região tem ocupação de leitos de UTI equivalente à fase laranja

Os demais critérios analisados para classificação das regiões dentro do Plano São Paulo se encontram dentro da fase amarela

Por Marina Zanaki

24 de fevereiro de 2021, às 09h20 • Última atualização em 24 de fevereiro de 2021, às 10h44

O Departamento Regional de Saúde de Campinas, do qual Americana e outras 41 cidades fazem parte, tinha ocupação de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) para o novo coronavírus (Covid-19) em 71,2% nesta terça-feira.

O percentual é equivalente à fase laranja do Plano São Paulo, etapa com critério de ocupação de leitos a partir de 70%. A marca foi alcançada na segunda, após uma semana abaixo dessa taxa.

Os demais critérios para faseamento no Plano São Paulo se encontram dentro da fase amarela. São 309,7 novos casos, 6,8 novos óbitos e 34,7 novas internações, sempre nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes.

Novas restrições devem ser anunciadas pelo governo de São Paulo nesta quarta, após orientações do Centro de Contingência.

“Fizemos recomendações que obviamente tratam da redução da mobilidade, redução da movimentação de pessoas. É o que podemos fazer para reduzir taxa de transmissibilidade. Independente de ser variante, a forma de reduzir a transmissibilidade é a mesma, reduzindo contato com as pessoas”, disse o Coordenador-executivo do Centro de Contingência, João Gabbardo, em coletiva de imprensa de segunda.

Ele não detalhou quais seriam as restrições e nem onde serão aplicadas, mas o jornal O Estado de São Paulo revelou que o governador João Doria (PSDB) planeja lockdown em todas as regiões entre 22h e 5h, semelhante ao que já foi adotado em janeiro.

Leitos
Os prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) querem que o governo de São Paulo transforme o Hospital de Campanha de Santa Bárbara d’Oeste em uma unidade de alta complexidade, inclusive com leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) para pacientes com o novo coronavírus (Covid-19).

O local conta atualmente com 50 leitos de média complexidade. Para contar com terapia intensiva, são necessários investimentos em equipamentos e recursos humanos.

O pedido faz parte de um documento que será encaminhado ao Governador João Doria (PSDB), solicitando a ampliação de leitos de UTI-Covid na região.

Publicidade