06 de agosto de 2020 Atualizado 22:08

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

Mesmo com mudança de fase, taxa de isolamento se mantém

Índices de isolamento social medidos pelo governo de São Paulo se mantiveram estáveis na região

Por Marina Zanaki

08 jul 2020 às 09:43 • Última atualização 08 jul 2020 às 12:23

Apesar da mudança de fase no Plano São Paulo, que entrou em vigor nesta segunda-feira, as taxas de isolamento na região se mantêm. A situação foi observada em Americana e Santa Bárbara d’Oeste – as duas cidades tiveram índice de 42% nas duas últimas segundas-feiras.

Em Hortolândia e Sumaré, houve leve queda no isolamento desta segunda-feira em relação às anteriores a mudança de fase. Hortolândia teve 41%, contra 43% na semana anterior. Em Sumaré, caiu de 43% para 42% na comparação entre as segundas.

Comércio na região central de Americana no início de junho; cidade regrediu fase – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_2.6.2020

Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi disse durante coletiva de imprensa desta terça que foi observado em todo o Estado de São Paulo uma tendência à estabilidade nos índices de isolamento social, na casa dos 47%. Ele avaliou essa estabilidade de forma positiva e relacionou-a ao Plano São Paulo.

Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen explicou que as taxas de isolamento apresentam estabilidade porque, mesmo com a retomada do comércio em algumas regiões, alguns setores que movimentam grande contingente de pessoas – como educação – ainda não retomaram as atividades.

“Óbvio que quando vemos foto de aglomeração impressiona, e precisa evitar isso. Uma coisa é movimento de pessoas, redução desse isolamento controlando as taxas de contágios, com protocolo e evitando aglomerações. Outra coisa muito diferente é retomada desordenada”, alertou.

Fiscalização
A Unidade de Vigilância em Saúde em Americana disse que houve adesão da maioria dos comerciantes locais e apenas raras exceções de estabelecimentos que insistiam em manter as portas abertas.

“Após a intervenção da fiscalização, com as orientações sobre a nova medida, anunciada pelo governo do estado, houve consenso dos proprietários. Até o início da tarde desta terça nenhum estabelecimento precisou ser interditado pela vigilância, que segue realizando a fiscalização com o apoio da Polícia Militar”, finalizou o órgão.

A Prefeitura de Hortolândia divulgou que, neste final de semana, a cidade teve o maior número de ocorrências de aglomeração desde o início da pandemia – foram registradas 109 ocorrências.

Segundo a prefeitura, os comerciantes têm sido orientados sobre as restrições no Plano São Paulo e se mostrado colaborativos. “Durante estes dois dias, apenas as filas no banco aumentaram, por ser semana de pagamento”, afirmou o município.

A Vigilância Sanitária de Nova Odessa notificou nesta terça 15 estabelecimentos não essenciais funcionando com “meia porta” e outros quatro bares em pleno funcionamento.

Podcast Além da Capa
Por quais razões a recomendação de manter o isolamento social permanece como a maneira mais difundida no combate ao novo coronavírus, mesmo com mais de 100 dias de quarentena e com a retomada da produção econômica em curso? É o que discute essa edição do podcast “Além da Capa”. Ouça: