Estado monitora caso suspeito de coronavírus em Campinas

Paciente é um adulto com viagem recente à China e que está em isolamento domiciliar; outros três casos foram descartados no Estado nesta sexta-feira


A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está monitorando um caso suspeito do novo coronavírus em Campinas, registrado nesta sexta-feira (14). Trata-se de um adulto, com histórico de viagem à China. Foram descartados três casos suspeitos: dois da capital e um de Porto Feliz.

O paciente de Campinas está em isolamento domiciliar e seus familiares estão orientados com relação às medidas necessárias para se prevenirem, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal, bem como sobre os cuidados requeridos para os pacientes, que incluem hidratação e a permanência em casa, sem circulação por outros locais e evitando contato com familiares e amigos, por exemplo.

Foto: Jon Chol Jin / Associated Press / Estadão Conteúdo
Coronavírus teve origem na China, mas segue se espalhando pelo mundo

No último dia 31 de janeiro, um caso suspeito da doença foi monitorado em uma criança de 3 anos de Americana, que também tinha histórico de viagem ao país asiático e apresentou sintomas parecidos com o do coronavírus, mas a suspeita foi descartada uma semana depois, no dia 6 de fevereiro.

A doença

Esse tipo novo coronavírus é denominado oficialmente pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como Covid-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução).

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Até o momento, não há caso confirmado de Covid-19 nem em São Paulo, nem no Brasil. Os dados oficiais estão sendo registrados pelos municípios em um sistema de notificação do Ministério da Saúde. Conforme definido pela pasta federal, os casos inseridos até o meio-dia pelos municípios são divulgados no boletim da mesma data. Já os inseridos posteriormente, são divulgados no balanço do dia seguinte.

No Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta que o número de casos suspeitos de contaminação por coronavírus no Brasil chegou a quatro, uma queda de dois casos em relação a ontem.

Segundo a pasta, além do caso de Campinas, há outro no Paraná e mais dois no Rio Grande do Sul. Desde o início do surto, 43 casos suspeitos já foram descartados no País.

Dicas de prevenção:

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora