16 de junho de 2024 Atualizado 20:49

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

MOBILIDADE URBANA

Estado fará projeto para VLT que ligaria Sumaré e Hortolândia a Viracopos e Trem Intercidades

Governo dará início ao processo de contratação e elaboração de estudo; expectativa é de que projeto esteja concluído em 2026

Por Gabriel Pitor

25 de maio de 2024, às 08h11

O Governo do Estado irá elaborar um projeto para implementar um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que ligaria Sumaré e Hortolândia ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e ao TIC (Trem Intercidades).

A ideia foi divulgada nesta quinta-feira (23) pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), após a nona reunião do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos).

Ideia foi divulgada em reunião do governador nesta quinta-feira (23) – Foto: Francisco Cepeda/Governo do Estado de SP

No encontro, a proposta foi aprovada pelo Conselho Diretor do Programa de Desestatização e qualificada pela Secretaria de Parceria em Investimentos, o que significa que o Estado agora dará início ao processo de contratação e elaboração de estudo para avaliar a viabilidade do projeto.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Por sua vez, neste estudo, todos os detalhes do VLT serão apresentados, desde o trajeto até a interligação com outros projetos, como o TIC.

Também serão levantados modelos de negócio para que a iniciativa possa se concretizar.

Ramais

A ideia nesta primeira fase, segundo o Estado, é implementar dois ramais ferroviários. O primeiro deles fará a ligação de Sumaré ao Centro de Campinas, passando por Hortolândia, com 22 km de extensão.

Já o segundo permitirá o deslocamento de 22,4 km do Centro de Campinas ao Aeroporto de Viracopos, com ligação direta à estação do TIC – Eixo Norte. O investimento estimado é de R$ 2,6 bilhões.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

“O VLT é super importante para a mobilidade de Campinas e vai levar do Aeroporto de Viracopos ao Trem Intercidades. O VLT vai atender o bairro Campo Grande, em Campinas, que existe uma demanda muito grande”, comentou o governador.

Tarcísio ainda destacou que com o VLT e outras obras, futuramente será possível interligar por trem os aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Congonhas (na capital).

A expectativa é de que o estudo seja concluído em 2026 para que, em 2027, o projeto seja disponibilizado para receber investimentos – possivelmente, por meio de leilão.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Além do VLT da região de Campinas, foram qualificados pelo PPI o Eixo Leste do TIC, de São Paulo a São José dos Campos, o Eixo Sul do TIC, de São Paulo a Santos, e um VLT em Sorocaba. Ao todo, os quatro projetos preveem R$ 25,1 bilhões em investimentos.

Publicidade