23 de Maio de 2020 Atualizado 23:13

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Nova Odessa

Videomonitoramento flagra descarte irregular de lixo

Foram três ocorrências entre os dias 21 e 22 deste mês, em área verde existente na Avenida São Gonçalo; autores foram identificados e serão autuados

Por Da Redação

25 mar 2020 às 21:46 • Última atualização 25 mar 2020 às 21:55

O sistema de videomonitoramento da Guarda Municipal de Nova Odessa novamente flagrou descartes irregulares de resíduos na cidade. Desta vez, foram três ocorrências entre os dias 21 e 22 deste mês, em uma área verde existente na Avenida São Gonçalo. Trata-se de crime ambiental, configurado na Lei 9605/98.

Os autores foram identificados e serão autuados conforme prevê a lei municipal 2883/2014, que estipula multa de R$ 500 a R$ 5 mil. Além das câmeras de videomonitoramento, a fiscalização também é realizada pelos agentes da Secretaria de Meio Ambiente.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram e receba as notícias no seu celular!

Foto: Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação
Descarte irregular de lixo foi flagrado por câmeras de segurança em Nova Odessa

Nova Odessa tem dois ecopontos à disposição da população, que ficam no Jardim Monte das Oliveiras e no Residencial Triunfo, este último, inaugurado pela Prefeitura em janeiro deste ano. Cada espaço tem capacidade para receber 500 toneladas de resíduos por mês.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins, a média mensal na primeira unidade é de 638 de descartes, com predominância de resíduos de construção civil.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

Os ecopontos funcionam de segunda a segunda, das 7h às 19h, e contam com câmeras de segurança. Os locais recebem materiais recicláveis como papel, papelão, plástico, vidro, metal e isopor; resíduos de construção civil (até 1m³ por pessoa/dia); madeira e móveis usados; restos de poda; óleo de cozinha (embalado em garrafa PET); roupas; eletrônicos e pneus (quatro unidades por pessoa/dia).

Podcast: Sete edições do Além da Capa para ouvir durante a quarentena

Denúncias de descartes irregulares podem ser feitas pelo telefone (19) 3466-0917. Também é possível entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.

*As informações são da Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa.