30 de abril de 2024 Atualizado 16:15

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Matrícula

Nova Odessa sanciona lei que exige vacinação para matrícula

Tanto as escolas públicas quanto as particulares devem exigir carteira de vacinação dos alunos atualizada no ato de matrícula ou rematrícula

Por Marina Zanaki

26 de fevereiro de 2020, às 07h59 • Última atualização em 26 de fevereiro de 2020, às 10h13

A Prefeitura de Nova Odessa sancionou na última semana lei municipal que exige vacinação em dia para matrículas e rematrículas escolares. Tanto as escolas públicas quanto as particulares devem exigir dos pais a carteira de vacinação dos filhos atualizada.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

A legislação, de autoria do vereador Professor Antonio (PT), dá prazo de 20 dias para regularização da vacinação caso esteja desatualizada na hora da matrícula. Em caso de descumprimento, a lei prevê comunicação do caso ao Conselho Tutelar.

Foto: Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação
A partir de agora, só pode fazer matrícula e rematrícula em Nova Odessa crianças com vacinação em dia

Os alunos que já estão frequentando as escolas do município têm prazo de 60 dias para apresentar a caderneta atualizada a partir da promulgação da lei. O texto foi publicado pela prefeitura de Nova Odessa na edição de sábado do Diário Oficial.

Na justificativa do projeto de lei, o vereador Professor Antonio disse que o objetivo era intensificar as ações do poder público na fiscalização da imunização das crianças. Ele lembrou que o País tem registrado queda nos índices de cobertura vacinal, relacionada às notícias falsas envolvendo vacinas e à falsa percepção de segurança após o fim da circulação de algumas doenças justamente por meio da imunização.

Com a legislação em Nova Odessa, já são três cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) que obrigam atualização da caderneta para matrícula escolar. Americana e Santa Bárbara d’Oeste têm leis semelhantes desde o ano passado.

O LIBERAL mostrou em outubro que a exigência ampliou a cobertura de vacinas em Americana. Na cidade, é exigida uma declaração de regularidade, emitida pelos postos de saúde e pelas clínicas após análise da caderneta.

Publicidade