TRÂNSITO
Número de acidentes cresce 11,5% na região em março
Aumento registrado no mês passado foi puxado por Sumaré e Hortolândia, segundo dados do Infosiga
Por Gabriel Pitor
29 de abril de 2024, às 07h13
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/regiao/numero-de-acidentes-cresce-115-na-regiao-em-marco-2162761/
Os acidentes de trânsito na RPT (Região do Polo Têxtil), com ou sem vítimas, saltaram de 313 em março de 2023 para 349 no mesmo mês deste ano – um aumento de 11,5% -, de acordo com dados levantados pelo LIBERAL por meio da plataforma do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo).
Ainda segundo o levantamento, houve um crescimento na quantidade de acidentes no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto em 2023 foram 895, em 2024 foram 944 – variação de 5,4%.
As marcas negativas foram alcançadas devido a um maior número de sinistros em Sumaré e Hortolândia. No caso da primeira cidade, foram 34,7% a mais de ocorrências no primeiro trimestre de 2024 e 62,2% a mais no mês de março em comparação com os mesmos períodos de 2023.
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Por sua vez, Hortolândia registrou um aumento de 7,3% nos três primeiros meses deste ano e 44,8% apenas em março. Aliás, março de 2024 foi o mês com maior número de acidentes no município desde o início da série histórica do Infosiga, que possui dados desde 2019.
O cenário tem preocupado o secretário de Mobilidade Urbana de Hortolândia, Atílio André Pereira, que destacou a importância dos motoristas serem responsáveis no trânsito, além de ter citado medidas para tentar reduzir os sinistros.
“Temos reforçado a fiscalização e feito campanhas educativas e melhorias na sinalização viária. Sabemos que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos. Por isso, pedimos a colaboração de cada um. Respeite a sinalização, dirija com atenção, evite comportamentos imprudentes e use sempre os equipamentos de segurança”, disse.
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Ainda segundo o secretário, o município tem um alto índice de ocorrências envolvendo motocicletas, que representam cerca de 50% do total.
O apontamento vai ao encontro da análise do especialista em trânsito Marcos Oriqui. Segundo ele, Sumaré e Hortolândia são cidades com pior distribuição de renda e menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humanos), principalmente se comparadas com Americana e Santa Bárbara d’Oeste, portanto há muitos habitantes com menor poder aquisitivo.
Neste sentido, após essas pessoas tirarem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), elas procuram comprar motocicletas – que são mais baratas – para trabalhar em outras cidades da região.
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“Elas vão trabalhar e quando voltam, no fim da tarde, já estão cansadas, não têm a mesma atenção ao trânsito. Isso faz com que os sinistros aconteçam. É importante destacar que isso não é uma situação exclusiva de Sumaré e Hortolândia, é nacional. Há um aumento de acidentes envolvendo motocicletas. Mas tem esse impacto nessas cidades”, ponderou.
Conforme dados do Infosiga, os acidentes nos dois municípios costumam acontecer no fim da tarde (entre 17h e 19h), em vias municipais, onde há maior densidade de tráfego, e com colisões – que muitas vezes envolvem uma motocicleta e um veículo de passeio (carros e caminhonetes).
Ainda na RPT, apenas Americana apresentou redução na quantidade de acidentes no primeiro trimestre deste ano (de 16%). Santa Bárbara teve aumento de 10,6% e Nova Odessa, de 11,6%.