07 de setembro de 2024 Atualizado 17:33

Notícias em Americana e região Notícias em Americana e região

Base militar de Nova Odessa será inaugurada no dia 16 - O Liberal

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Base militar de Nova Odessa será inaugurada no dia 16 - O Liberal

Publicidade

Compartilhe

Nova Odessa, 118 anos

Base militar de Nova Odessa será inaugurada no dia 16

Município terá em menos de um mês sua primeira base do Corpo de Bombeiros Militar

Por Ana Carolina Leal

24 de maio de 2023, às 09h01

Quartel vai funcionar no Santa Rita 1, com 14 agentes - Foto: Marcelo Rocha / Liberal

Nova Odessa completa 118 anos nesta quarta-feira, dia 24 de maio, porém, ainda deverá esperar um pouco para receber um de seus principais presentes.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O município terá em menos de um mês sua primeira base do Corpo de Bombeiros Militar. A solenidade de inauguração está prevista para 16 de junho, mas a expectativa do capitão João Paulo Laso, comandante do 3º Subgrupamento do 16º Grupamento de Bombeiros, é de que os 14 agentes da unidade comecem a operar antes. Hoje, o município é atendido pela equipe de Santa Bárbara d’Oeste.

A base temporária funcionará na Avenida São Gonçalo, no Jardim Santa Rita 1. O prédio foi locado pela prefeitura. Segundo a administração municipal, também está prestes de ser entregue uma série de equipamentos adquiridos pelo Executivo para garantir a operacionalização do serviço 24 horas por dia.

Até o momento, a prefeitura investiu aproximadamente R$ 360 mil. O município também será responsável pelos custos de água, energia elétrica, telefonia, internet e alimentação dos bombeiros. O governo estadual, por sua vez, custeará os veículos, sistemas, RH (Recursos Humanos), EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), entre outros, que devem somar cerca de R$ 2,1 milhões. O Estado também será responsável pelo salário e benefícios da equipe.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Segundo o capitão, o quartel está em fase final de adequação com a instalação de rádio comunicadores, equipamentos operacionais etc.

Apesar da inauguração oficial estar programada para 16 de junho, Laso afirma que a corporação quer começar atender as ocorrências um pouco antes da data. “Serão 14 bombeiros para operar uma viatura autobomba salvamento e uma unidade de resgate. Hoje, esses atendimentos são feitos pela estação dos bombeiros de Santa Bárbara. E se pensarmos que, com a base, as viaturas sairão de Nova Odessa mesmo, o tempo de resposta diminuirá muito, o que consequentemente aumentará a qualidade do serviço”, enfatiza.

De acordo com o capitão, a partir do momento que a base for inaugurada, os moradores poderão ligar 193 para atendimento. Laso destaca ainda que, com o quartel, as vistorias antes realizadas pelos bombeiros de Santa Bárbara passarão a ser feitas pelos agentes de Nova Odessa. Portanto, a instalação da nova unidade deve agilizar também os prazos. 

Publicidade