25 de abril de 2024 Atualizado 21:42

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COVID-19

Veja como ficam comércio, bares e restaurantes após o novo anúncio do Estado

Governo estadual anunciou novas medidas para tentar conter o avanço do coronavírus

Por Da Redação

11 de dezembro de 2020, às 17h38

O governo estadual anunciou nesta sexta-feira (11) novas medidas de controle da pandemia do coronavírus para atividades não-essenciais em todas as regiões do Estado.

As medidas, que fazem parte do Plano SP, de combate à Covid-19, também afetam Americana e região. Elas alteram o funcionamento de comércios, shoppings, bares e restaurantes e tentam conter o aumento de casos em pessoas mais jovens. Veja como fica:

Bares
– Precisam encerrar o atendimento presencial às 20h
– A capacidade atendida é de até 40% da ocupação do local
– A permanência de clientes em pé está proibida
– Cada mesa pode ter, no máximo, seis pessoas
– O distanciamento mínimo entre as mesas deve ser de 1,5 metro
– É preciso ter aferição de temperatura e álcool em gel disponível no estabelecimento

Restaurantes e lojas de conveniência
– Precisam encerrar o atendimento presencial às 22h
– Não podem vender bebida alcoólica após as 20h
– Lojas de conveniência não podem vender bebida alcoólica nem para consumo local, nem para viagem após as 20h
– A capacidade atendida é de até 40% da ocupação do local
– A permanência de clientes em pé nos restaurantes está proibida
– Nas lojas de conveniência, a permanência de clientes em pé está permitida
– Cada mesa pode ter, no máximo, seis pessoas
– O distanciamento mínimo entre as mesas deve ser de 1,5 metro
– É preciso ter aferição de temperatura e álcool em gel disponível no estabelecimento

Comércio e shoppings
– Voltam a poder funcionar por 12 horas diárias, com fechamento às 22h. Em Americana, o comércio funcionará das 9h às 21h
– A capacidade de atendimento nas lojas continua restrita a 40%
– Deve haver aferição de temperatura e acesso a álcool em gel nos acessos a estabelecimentos

Entenda as mudanças

O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira que o comércio poderá funcionar por 12 horas a partir deste sábado (12).

O limite de 10 horas estava em vigor desde o dia 2 de dezembro, quando todo o Estado regrediu da fase 4 (verde) para a 3 (amarela) do Plano São Paulo.

A Prefeitura de Americana chegou a contrariar o governo paulista e autorizou o funcionamento do comércio por 12 horas na última segunda-feira (7).

Entretanto, o MP (Ministério Público) entrou com uma ação e a Justiça revogou a autorização na quarta-feira (9). A decisão foi cumprida pelo comércio.

De acordo com a assessoria de imprensa da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), com base na nova decisão do Estado, o comércio na cidade funcionará das 9h às 21h durante o fim de ano.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, esclareceu durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira que houve diálogo com representantes do comércio e a questão do horário de funcionamento entrou em pauta para “evitar aglomerações no fim do ano”.

“Também com base em recomendações técnicas, vimos que era preciso fazer ajuste na fase amarela para extensão do funcionamento do comércio de 10 para 12 horas, mantendo o funcionamento em 40%”, afirmou Patrícia.

Shoppings poderão funcionar até 22h – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

De acordo com o coordenador executivo do Centro de Contingência Covid-19 no Estado, João Gabbardo, bares e eventos noturnos, como festas, foram considerados mais propícios para a transmissão do vírus. Nesse cenário, surge a preocupação com a maior incidência da doença entre os jovens.

“O centro de contingência detectou uma necessidade de medidas mais duras para que a gente possa reduzir a transmissão da doença”, ressaltou Gabbardo.

Segundo dados apresentados pelo secretário de Saúde do Estado, Jean Gorincheyn, houve uma mudança no perfil etário dos contaminados pela doença. De março a novembro, a faixa dominante era dos 55 aos 75 anos.

Já nas últimas três semanas, a maior parte dos casos positivos foram entre pessoas de 30 a 50 anos. Já a faixa etária dos 20 aos 39 anos foi responsável por 40% dos casos e representou 15,5% das novas internações.

“A redução na faixa etária dessas pessoas caracteriza muito o que todos nós percebemos. A população mais jovem está se expondo mais. Em consequência disso está transmitindo entre essa população mais jovem o vírus, e depois, em casa, terminam transmitindo aos mais velhos, aos idoso, e por consequência nós temos essa pressão sob o sistema de saúde”, explicou Gabbardo.

Conforme publicado pelo LIBERAL na semana passada, a faixa etária entre 19 e 30 anos liderou o número de notificações de casos de Covid-19, em Americana, dentro do mês novembro. Foi a primeira vez que isso ocorreu desde o início da pandemia.

Publicidade