14 de abril de 2021 Atualizado 11:31

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

PLANO SP

Estado libera funcionamento do comércio por 12 horas a partir deste sábado

Comércio em Americana vai funcionar das 9h às 21h; prefeitura havia contrariado Estado para manter horário

Por André Rossi

11 dez 2020 às 13:37 • Última atualização 11 dez 2020 às 14:26

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, os lojistas poderão atender até às 22 horas - Foto: Ernesto Rodrigues - O Liberal

O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (11) que o comércio poderá funcionar por 12 horas a partir deste sábado (12). O limite de 10 horas estava em vigor desde o dia 2 de dezembro, quando todo o Estado regrediu da fase 4 (verde) para a 3 (amarela) do Plano São Paulo.

A Prefeitura de Americana chegou a contrariar o governo paulista e autorizou o funcionamento do comércio por 12 horas na última segunda-feira (7). Entretanto, o MP (Ministério Público) entrou com uma ação e a Justiça revogou a autorização na quarta-feira (9). A decisão foi cumprida pelo comércio.

De acordo com a assessoria de imprensa da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), com base na nova decisão do Estado, o comércio na cidade funcionará das 9h às 21h durante o fim de ano.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, os lojistas poderão atender até às 22 horas. A ocupação segue limitada em 40% e todas as medidas de prevenção devem ser seguidas, como distanciamento e higienização.

A secretária esclareceu durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira que houve diálogo com representantes do comércio e a questão do horário de funcionamento entrou em pauta para “evitar aglomerações no fim do ano”.

“Também com base em recomendações técnicas, vimos que era preciso fazer ajuste na fase amarela para extensão do funcionamento do comércio de 10 para 12 horas, mantendo o funcionamento em 40%”, afirmou Patrícia.

Publicidade