Parque Ecológico completa enriquecimento ambiental

Projeto tem como objetivo inserir situações que ocorrem na natureza, para diminuir níveis de estresse nos animais


Nesta semana a equipe do Parque Ecológico “Cid Almeida Franco” concluiu o projeto de enriquecimento ambiental, beneficiando todos os animais nos 94 recintos do parque. As modificações nos ambientes físicos têm impacto no psicológico dos animais e auxiliam na promoção da qualidade de vida.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Americana
Técnicas no ambiente estimulam situações que ocorrem na natureza

O projeto foi realizado por uma equipe formada por biólogos, veterinários e estagiários. O objetivo é inserir nos ambientes situações que ocorrem na natureza, para diminuir níveis de estresse e inibir comportamentos anormais.

As atividades continuarão a ser realizadas, sempre com o uso de caixas, pneus, insetos, alimentos pêndulos e capim.

Segundo a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), administradora do parque, o enriquecimento abrange uma variedade de técnicas originais, criativas e engenhosas para obter ambientes mais estimulantes e pode ser feito de cinco formas: alimentar, cognitiva, social, física e sensitiva.

“Com as simulações que ocorreriam na natureza, o animal tem a oportunidade de escolha e controle desse ambiente, diminuindo assim um possível quadro de estresse”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani.

O Parque Ecológico de Americana esta localizado na Avenida Brasil, 2525, no bairro Jardim Ipiranga. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (19) 3406-2075.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora